Vida Saudável

......Ana Luiza Rabelo

           

Os integrantes do Núcleo Vida Saudável já começaram a confeccionar os artesanatos para o Natal.

Os materiais usados são, garrafas, jornais, CDS, materiais reciclados, materiais doados pelas escolas, além de tecidos e fitas, que estão se transformando em lindas guirlandas. O Presépio também confeccionado pelos integrantes já pode ser apreciado e é de encher os olhos de beleza.

Todos os anos, a equipe se empenha em fazer as peças que de destacam no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves, durante os momentos de confraternização de fim de ano. A ação contribui na decoração e exercício de raciocínio, além de ser mais um momento de encontro e troca de experiências.

......Ana Luiza Rabelo

         Foi realizado no Núcleo Vida Saudável, um encontro com idosos para falar do Outubro Rosa. Esse encontro teve como palestrantes o médico Augusto Setubal e a enfermeira Cláudia Goulart do PSF Rural. Durante o evento foi realizado um bate papo descontraído sobre um tema extremamente importante, o Câncer de Mama. A discussão serviu para os idosos e todos os presentes tirar dúvidas sobre o tema e sobre todos os assuntos a ele relacionados. Em discussão foram levantadas diversas dúvidas sobre o rastreamento preconizado pelo Ministério da Saúde, a faixa etária para iniciar tal iniciativa e quais os grupos de maior risco de desenvolver o câncer de mama.

     Foi uma tarde muito proveitosa, onde se percebeu que a população feminina de Pains está muito atualizada sobre o tema e apresenta boa participação nos programas de rastreamento, não somente do câncer de mama, mas em todos os programas de diagnóstico precoce oferecidos com ampla cobertura para a população de Pains.

....Ana Luiza Rabelo

O Núcleo Vida Saudável celebrou o Dia do Idoso com várias atividades. No último dia 02, foi apresentado pelas frequentadoras do Núcleo, um teatro com o tema "Valorização da Pessoa Idosa 60 anos +". Os frequentadores do Núcleo brilharam em suas apresentações, o cenário também foi todo feito por eles, cada detalhe e criatividade chamaram a atenção dos expectadores. Alunos da Escola Padre José Venâncio e a sociedade painense em geral estavam presentes, prestigiando o evento.

Na sexta-feira dia, 05 os integrantes do Núcleo visitaram a Sociedade São Vicente de Paulo onde realizaram uma confraternização com os internos. A confraternização contou com dinâmicas de balões e dança de cadeiras com o Professor de dança Guilherme Moreira. O Padre Edson Augusto Teixeira e a Pastora Berenice Paim Resende falaram para os idosos sobre a importância da família, seja ela de sangue ou por afinidade, falaram também da importância de se respeitar os mandamentos de Deus, amando uns aos outros. Logo após as atividades foi servido um delicioso lanche.

Segundo a idosa, frequentadora do Núcleo Vida Saudável, Rosária de Melo Ramos, "A comemoração foi muito importante, pois trouxe uma mensagem de aprendizado, tanto no teatro, que foi tão bem apresentado pelas minhas colegas, quanto na visita a Sociedade São Vicente de Paulo. A mensagem ensina a valorizar gente mais velha, é isso que nós precisamos, pois já sofremos muito durante o decorrer da vida".

         As comemorações ao dia do idoso são celebradas dia 1º de outubro, tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso.

Ana Luiza Rabelo

  

As comemorações ao dia do idoso são celebradas dia 1º de outubro, tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso. E o Núcleo Vida Saudável comemora a data com atividades nos dias 03 e 05 de outubro. Na quarta-feira dia, 03 às 14h30, no Centro os integrantes do Núcleo vão apresentar um teatro, aberto ao público. Na sexta-feira dia, 05 às 13h30 os integrantes do Núcleo vão à Sociedade São Vicente de Paulo onde farão uma confraternização com os internos. A confraternização também vai contar com atividades realizadas pelo professor Guilherme Moreira.

Este ano, o tema é "Valorização da Pessoa Idosa acima de 60 anos +". O Núcleo Vida Saudável convida a todos para participar das atividades.

Ana Luiza Rabelo

  

Na última quinta-feira, 20, a enfermeira Érika Alvarenga realizou uma palestra com os integrantes do Núcleo Vida Saudável. Com o tema "Setembro Amarelo", a palestra tratou sobre a realidade do suicídio no mundo e mostrou também que muitos casos tem prevenção. Foram colocadas fitinhas amarelas nos participantes, lembrando o "setembro amarelo" e apresentadas estatísticas sobre o suicídio no mundo. "Oitocentos e quatro mil suicídios ocorrem por ano em todo o mundo, é quase uma morte a cada 40 segundos", ressaltou a enfermeira.

Érika deixou claro também que suicídio não é drama e que todas as pessoas têm valor.

No final os integrantes do Núcleo foram instruídos a como ajudar a evitar o suicídio.

...Ana Luiza Rabelo/Cristina Mansur

   Começar a tarde com um momento de oração acompanhado pelo som de um violão. É desta forma que os encontros de quarta-feira, das participantes do Núcleo Vida Saudável estão se iniciando.

A atividade deu início no mês de julho com um bate-papo, entre a instrutora de violão, Cristina Mansur e as participantes do Núcleo Vida Saudável, onde elas compartilharam seus gostos musicais para a formação de um repertório.

   O objetivo principal da nova atividade é interagir experiências de vida com a teoria musical, exercitar a voz e refletir as letras das músicas, exercendo com mais dinamismo e alegria as tarefas do dia a dia.

   As oficinas acontecem nas quartas-feiras a partir das 13horas.

Pagina 1 de 13

Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais