Vida Saudável

                                                                            ....Ana Luiza Rabelo      

A Prefeitura Municipal prove aulas de danças gratuitas no Núcleo Vida Saudável. As aulas este ano foram retomadas no último dia, 08 com dança de salão às 18 horas e dance fit às 19 horas.

    Os interessados em participar podem procurar o Núcleo Vida Saudável, portando documento de identificação e atestado médico, liberando o interessado a praticar atividade física.

       As aulas acontecem toda terça e quinta-feira.

 

....Ana Luiza Rabelo

O Núcleo Vida Saudável realizou no último dia, 19, uma confraternização de Natal com os frequentadores , funcionários e servidores municipais.

Durante a confraternização houve cânticos de natal e a revelação de amigo oculto, onde mais de 100 pessoas participaram. Foi uma manhã muito animada, onde todos puderam se interagir e celebrar a data tão importante que é o Natal.

Após o amigo oculto foi servido um delicioso almoço preparado com carinho pelas funcionárias no Núcleo.

A confraternização contou com a presença do Padre Adelzire Aparecido de Morais, que o abençoou os presentes e parabenizou o trabalho ofertado pelo Núcleo Vida Saudável, além de ressaltar a grande importância do Núcleo para as pessoas idosas.

A comemoração contou com a presença, da Primeira Dama Karyna Rabelo Saldanha e de Secretários Municipais.

....Ana Luiza Rabelo

No dia último dia 14 foi realizado no Núcleo Vida Saudável uma palestra a respeito da Herpes, uma das doenças que mais acomete a população mundial.

A palestra foi realizada pelo dentista Luiz Ney Castro e os frequentadores do Núcleo puderam esclarecer suas dúvidas e aprender um pouco mais sobre a doença.

                A Herpes que é uma doença causada por um vírus e na maioria dos casos o primeiro contato com esse vírus ocorre  na primeira infância e permanece pelo o resto da vida latente no corpo.

                Clinicamente é fácil de ser diagnosticado; a pessoa acometida por tal enfermidade apresenta pequenas vesículas que logo se rompem e coalescem formando ulceras estas geralmente aparecem em lábios, e gengiva inserida e são dolorosas.

                O tratamento pode ocorrer com uso de analgésicos, e antirretrovirais, contudo necessita da avaliação de um médico ou dentista para que este faça o correto diagnóstico e a dispensação correta da medicação.

......Ana Luiza Rabelo

           

Os integrantes do Núcleo Vida Saudável já começaram a confeccionar os artesanatos para o Natal.

Os materiais usados são, garrafas, jornais, CDS, materiais reciclados, materiais doados pelas escolas, além de tecidos e fitas, que estão se transformando em lindas guirlandas. O Presépio também confeccionado pelos integrantes já pode ser apreciado e é de encher os olhos de beleza.

Todos os anos, a equipe se empenha em fazer as peças que de destacam no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves, durante os momentos de confraternização de fim de ano. A ação contribui na decoração e exercício de raciocínio, além de ser mais um momento de encontro e troca de experiências.

......Ana Luiza Rabelo

         Foi realizado no Núcleo Vida Saudável, um encontro com idosos para falar do Outubro Rosa. Esse encontro teve como palestrantes o médico Augusto Setubal e a enfermeira Cláudia Goulart do PSF Rural. Durante o evento foi realizado um bate papo descontraído sobre um tema extremamente importante, o Câncer de Mama. A discussão serviu para os idosos e todos os presentes tirar dúvidas sobre o tema e sobre todos os assuntos a ele relacionados. Em discussão foram levantadas diversas dúvidas sobre o rastreamento preconizado pelo Ministério da Saúde, a faixa etária para iniciar tal iniciativa e quais os grupos de maior risco de desenvolver o câncer de mama.

     Foi uma tarde muito proveitosa, onde se percebeu que a população feminina de Pains está muito atualizada sobre o tema e apresenta boa participação nos programas de rastreamento, não somente do câncer de mama, mas em todos os programas de diagnóstico precoce oferecidos com ampla cobertura para a população de Pains.

....Ana Luiza Rabelo

O Núcleo Vida Saudável celebrou o Dia do Idoso com várias atividades. No último dia 02, foi apresentado pelas frequentadoras do Núcleo, um teatro com o tema "Valorização da Pessoa Idosa 60 anos +". Os frequentadores do Núcleo brilharam em suas apresentações, o cenário também foi todo feito por eles, cada detalhe e criatividade chamaram a atenção dos expectadores. Alunos da Escola Padre José Venâncio e a sociedade painense em geral estavam presentes, prestigiando o evento.

Na sexta-feira dia, 05 os integrantes do Núcleo visitaram a Sociedade São Vicente de Paulo onde realizaram uma confraternização com os internos. A confraternização contou com dinâmicas de balões e dança de cadeiras com o Professor de dança Guilherme Moreira. O Padre Edson Augusto Teixeira e a Pastora Berenice Paim Resende falaram para os idosos sobre a importância da família, seja ela de sangue ou por afinidade, falaram também da importância de se respeitar os mandamentos de Deus, amando uns aos outros. Logo após as atividades foi servido um delicioso lanche.

Segundo a idosa, frequentadora do Núcleo Vida Saudável, Rosária de Melo Ramos, "A comemoração foi muito importante, pois trouxe uma mensagem de aprendizado, tanto no teatro, que foi tão bem apresentado pelas minhas colegas, quanto na visita a Sociedade São Vicente de Paulo. A mensagem ensina a valorizar gente mais velha, é isso que nós precisamos, pois já sofremos muito durante o decorrer da vida".

         As comemorações ao dia do idoso são celebradas dia 1º de outubro, tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso.

Pagina 1 de 13

Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais