logo png      

Cultura

   .....Luanna Oliveira

          

A Prefeitura de Pains, por meio da Secretaria de Cultura realizou no último domingo, dia 02, na Praça Tonico Rabelo, uma tarde de atividades lúdicas e recreativas para as crianças.

O evento totalmente gratuito, aberto a toda população, contou com várias atrações como oficina de pintura, brinquedos infláveis, pula-pula, piscina de bolinha, e distribuição de sorvete, picolé, algodão doce, pipoca. A grande sensação foi o passeio de trenzinho pela cidade, que agradou a criançada e os adultos, também.

O prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes e a primeira-dama Karyna Kênea Rabelo Saldanha participaram do evento. “O evento proporcionou diversão às famílias painenses e visitantes. Começamos 2022 com muita alegria e que seja assim durante todo o ano, com a Graça de Deus,” destacou o prefeito.

O evento realizado no domingo para as crianças, na Praça Tonico Rabelo, depois de tanto tempo sem atividades, devido à pandemia. Podíamos ver a alegria da criançada, estava tudo muito bem preparado. Para mim foi nota 10. Parabéns aos organizadores, juntamente com Prefeito e seus assessores”, relata a painense Maria Ruth Goulart Rabelo.

O Município está entre as 21 cidades do Centro Oeste que vão receber recursos em 2022

 

....Luanna Oliveira

O Município de Pains é contemplado com ICMS Turístico – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em 2022. A cidade está habilitada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Circuito Grutas e Mar de Minas. A divulgação foi feita no Diário Oficial do Estado, no dia 23 de dezembro.

O Programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento turístico.

Para ter o direito ao repasse do ICMS, o Município deve se enquadrar em vários critérios avaliados anualmente, como exemplo: ter potencial turístico reconhecido pelo Estado; possuir uma política municipal de turismo; ter o Conselho Municipal de Turismo constituído, entre outros.

O que é o ICMS Turismo?

O ICMS Turismo é uma iniciativa pioneira no país, desenvolvida pela SECULT/MG. Simboliza uma grande conquista para os municípios mineiros, já que é um excelente meio para estimular a organização dos territórios e ter uma atividade turística mais planejada e organizada dentro do estado.

Desde 2009, a partir da Lei Estadual nº 18.030 de 2009, o Estado de Minas Gerais inovou: é o único estado brasileiro que repassa incentivos financeiros aos municípios através de critérios relacionados ao turismo. A ideia é que eles possam ser direcionados à gestão turística, nos termos da legislação federal e estadual.

                                                                                                                                                            .....Luanna Oliveira

A Secretaria Municipal de Cultura participou da primeira Mostra Turística e Cultural promovida pelos Municípios associados que fazem parte do Grutas e Mar de Minas. O evento foi realizado na cidade de Campo Belo.

O encontro abordou sobre o fomento do turismo regional e o marco do planejamento estratégico. Pains fez bonito na apresentação do stand, expondo suas potencialidades turísticas e gastronômicas, como diversas peças de artesanatos, doces, quitandas, geléias, cachaça e queijos produzidos pelos painenses.    


               Dentre várias autoridades, estiveram presentes o Secretário Adjunto de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bernardo Brandão; o Presidente da Associação Mineira dos Municípios – AMM, Julvan Lacerda e o Deputado Estadual, Professor Irineu Inácio Silva.

No final do evento, foi entregue um Certificado do Programa de Regionalização do Turismo, onde registra o município de Pains, no Mapa Estadual de Turismo 2021-2023, conforme aprovação da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Os 12 municípios que compõem o circuito Grutas e Mar de Minas, além de Pains, são: Arcos, Bambuí, Campo Belo, Cristais, Córrego Fundo, Cláudio, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Pedra do Indaiá e Pimenta.

.... Ana Luiza Rabelo

           

                Para deixar nossa cidade no clima natalino, a Prefeitura de Pains, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Obras inaugurou, na última sexta-feira, a iluminação de natal na Praça Tonico Rabelo e no Parque Natural Municipal Dona Ziza. Toda a execução do projeto foi realizada por servidores da prefeitura, desde os moldes para as luzes e parte elétrica até a produção e acabamento.

   O clima natalino contagiou adultos e crianças que prestigiaram o acendimento das luzes e puderam tirar fotos e contemplar a beleza da decoração, que é de encher os olhos, com arcos iluminados, laços, sinos, velas, anjos, renas, contornos de led . O objetivo dos enfeites é deixar os locais, ainda mais bonitos para a população, propiciando um ambiente de esperança, com o clima e a magia do Natal.

            A Prefeitura Municipal de Pains por meio da Secretaria de Cultura inicia a pintura na área interna e externa do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC). As intervenções contemplam atendimento às normas do Corpo de Bombeiros e a pintura realça a beleza do conjunto paisagístico.

As obras de melhorias estão sendo realizadas pensando sempre no bem estar de nossos visitantes e parceiros, valorizando e preservando a cultura indígena da nossa região, deixando o Museu com o visual mais bonito e agradável, com o ambiente cada dia melhor para todos.

O MAC é um casarão do século XIX que foi restaurado e adaptado para receber o acervo arqueológico e é referência regional.

 

Visite o MAC:

Endereço: MG-439, nº 1.000 - Parque Municipal Dona Ziza

Pains - MG

Horário: 08:00 às 16:30

Telefone: (37) 3323-5112

....Luanna Oliveira / Aryane Faria

A Biblioteca Pública Municipal “Professora Maria Machado Goulart” está retornando com suas atividades e dentro dos padrões sanitários, devido a COVID-19. Em comemoração ao Dia das Crianças, a convite das professoras Vânia e Andréia, do CEMEI Sinhá Natico, promoveu na manhã do dia 04 de outubro, a Hora do Conto, com a historinha “ Adivinhe quem sou eu?”

O livro oportunizou a adivinhação dos personagens dos antigos clássicos, os quais as crianças conheciam bem. A diversão foi certeira, além do livro de máscaras 3D foram usados outros artifícios para a contação da história, o que chamou muito a atenção das crianças, a Centopeia Falante e o Cachorro João.

A Biblioteca agradece ao CEMEI, a oportunidade de caminharem juntos, mesmo que, com passos mais lentos devido as atuais condições.

Pagina 1 de 13

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais