logo png      

Cultura

O público marcou presença nas comemorações de 79 anos do Município. Uma megaestrutura foi montada para atender o público

 

 

....Luanna Oliveira

Painenses e visitantes lotaram a Praça Tonico Rabelo para celebrar o aniversário de 79 anos de emancipação político-administrativa de Pains, e a chegada do ano novo. Com uma megaestrutura montada para receber várias atrações musicais, o evento garantiu diversão e segurança para o público presente.

Para comemorar, a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura organizou uma grande festa. Uma superestrutura com praça de alimentação e tendas foram montadas. O evento contou com Shows de Vitor & Versol, no dia 30, na noite da virada, dia 31, a festa ficou por conta de Josy Brasil. Já no domingo, dia primeiro, a Banda de Música Santa Cecília fez uma belíssima apresentação e o DJ Mardinho fechou a festa, com chave de ouro.

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes e o Vice-prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado) desejaram a todos um Feliz Ano Novo.

 

........ Ana Luiza Rabelo 

 
 

Pains vai celebrar no dia 31 de dezembro 79 anos de emancipação político-administrativa, além da chegada do ano de 2023. Para comemorar, a Prefeitura organizou uma grande festa na Praça Tonico Rabelo. Uma superestrutura com praça de alimentação e tendas será montada. O evento vai contar com Shows de Vitor & Vesrol no dia 30, na noite da virada, dia 31, a festa fica por conta de Josy Brasil e no domingo, dia 01, a banda de música Santa Cecília fará uma belíssima apresentaçãoe DJ Mardinho fecha a festa.         

A Prefeitura espera por você e sua família. 

A listagem em anexo refere- se ao trabalho apresentado ao IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, como parte do processo de captação do ICMS Cultural.

O trabalho compõe o Quadro 2A – IPAC do Exercício 2024, apreciado e aprovado pelos membros do COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pains (06/01/22).

 

 

....Ana Luiza Rabelo

O encanto causado durante a época do Natal terá um reforço. Em uma ação de valorização da data, de estímulo a sentimentos como de paz e de união entre as pessoas e com a proposta de oferecer momentos especiais à população, a Prefeitura de Pains, através dos servidores da secretaria de obras, ornamentou com carinho a Praça Tonico Rabelo. O espaço de lazer e reunião familiar ganhou luzes e cores. A população está convidada a contemplar os enfeites, que estão de encher os olhos.

Um domingo diferente, marcado pela música, cultura e muita tradição!

....Luanna Oliveira

A música tomou conta da Praça Tonico Rabelo, no último domingo, dia 04, através das lindas canções executadas pelas Bandas Filarmônicas de diversas cidades entre elas: a anfitriã, Banda de Música Santa Cecília (Pains); Banda Lira São Carlos (Lagoa da Prata); Banda Monsenhor Otaviano (Santo Antônio do Monte); Banda Marcial Itaúna (Itaúna); Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo (Arcos); Banda Edson Gaúcho (Pimenta); Banda Lira Perdoense ( Perdões); Banda Emmel (Formiga); Corporação Musical Lira Santo Antônio (Campos Altos) e Banda Lyra Vicentina Aterradense (Luz).

O tradicional e emocionante Encontro de Bandas de Pains está em sua décima edição e foi promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, juntamente com a primeira-dama Karyna Saldanha, o vice-prefeito Geraldo de Oliveira Couto, a secretária Márcia Rabelo estiveram presentes no evento e homenagearam com troféus e medalhas a todas as Bandas participantes, sendo representadas pelos seus maestros. O Prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) da cidade de Arcos prestigiou o evento. O pároco Adelzire de Morais esteve presente e abençoou as bandas.

Uma manhã emocionante com música de qualidade que encantou a todos. “Foi um momento gratificante, que encheu de brilho e emoção o nosso Município. São momentos como esses que fazemos questão de incentivar a cultura. Agradeço a todas as bandas, todos os participantes, que contribuíram para este lindo evento, de muita expressão cultural e lazer para nossos munícipes e visitantes”, relata o Prefeito Marco Aurélio.

A Secretaria Municipal de Cultura agradece ao apoiador SICREDI – Sistema de Crédito Cooperativo que muito contribuiu para este encontro mostrando a responsabilidade social da empresa, e também aos funcionários da Prefeitura Municipal de Pains que não mediaram esforços para a realização deste evento.

....Luanna Oliveira

A Secretaria Municipal de Cultura por meio do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC integrou a 16ª edição da Primavera dos Museus. A programação foi desenvolvida de 17 a 19 de setembro. Entre as atrações, além das visitas educativas, teve a contação de história, “O Roubo do Fogo” do livro Contos Indígenas Brasileiros, do autor Daniel Munduruku, realizado pela psicopedagoga e artesã Ercione Costa Teixeira para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
Esse ano, a temática reflete o bicentenário da Independência do Brasil, com o objetivo de refletir sobre o fato histórico. Em 2022, o Brasil celebra essa história, a partir de vestígios preservados em museus que permitem conhecer e entender o passado.
A Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos que acontece todo ano no início da estação, e visa fomentar e valorizar os museus brasileiros, incentivando a visitação e a relação dos museus com a sociedade.

Pagina 1 de 14

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais