logo png      

Cultura

            A Prefeitura Municipal de Pains por meio da Secretaria de Cultura inicia a pintura na área interna e externa do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC). As intervenções contemplam atendimento às normas do Corpo de Bombeiros e a pintura realça a beleza do conjunto paisagístico.

As obras de melhorias estão sendo realizadas pensando sempre no bem estar de nossos visitantes e parceiros, valorizando e preservando a cultura indígena da nossa região, deixando o Museu com o visual mais bonito e agradável, com o ambiente cada dia melhor para todos.

O MAC é um casarão do século XIX que foi restaurado e adaptado para receber o acervo arqueológico e é referência regional.

 

Visite o MAC:

Endereço: MG-439, nº 1.000 - Parque Municipal Dona Ziza

Pains - MG

Horário: 08:00 às 16:30

Telefone: (37) 3323-5112

....Luanna Oliveira / Aryane Faria

A Biblioteca Pública Municipal “Professora Maria Machado Goulart” está retornando com suas atividades e dentro dos padrões sanitários, devido a COVID-19. Em comemoração ao Dia das Crianças, a convite das professoras Vânia e Andréia, do CEMEI Sinhá Natico, promoveu na manhã do dia 04 de outubro, a Hora do Conto, com a historinha “ Adivinhe quem sou eu?”

O livro oportunizou a adivinhação dos personagens dos antigos clássicos, os quais as crianças conheciam bem. A diversão foi certeira, além do livro de máscaras 3D foram usados outros artifícios para a contação da história, o que chamou muito a atenção das crianças, a Centopeia Falante e o Cachorro João.

A Biblioteca agradece ao CEMEI, a oportunidade de caminharem juntos, mesmo que, com passos mais lentos devido as atuais condições.

....Luanna Oliveira

  

             A Secretaria Municipal de Cultura por meio do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC participa da 15ª Primavera de Museus que traz o tema Museus: Perdas e Recomeços. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Os museus têm em seus acervos materiais do que restaram, memórias de momentos que se acabaram, lembranças de emoções na materialidade dos objetos, tornando-se grandes sentimentos e experiências que a humanidade viveu ao longo da existência!

            Em Pains, a atividade foi realizada de forma virtual, através de uma produção de vídeo que retrata o poema Resíduos, um clássico de Carlos Drummond de Andrade que nos remete a perda, a qual estamos todos sujeitos. O poema relembra algo que acabou, que se perdeu, mas que os sentimentos e as memórias ainda existem. Carlos Drummond cita seu poema com a certeza: (...)/fica sempre um pouco de tudo. De certo modo, nós somos como museus e guardamos algo que ainda vive em nós.

“De tudo ficou um pouco... Do meu medo. Do teu asco. Dos gritos gagos. Da rosa ficou um pouco (…) Ficaram poucas roupas, poucos véus rotos pouco, pouco, muito pouco.” Carlos Drummond de Andrade

.....Luanna Oliveira

           A Secretaria Municipal de Cultura participa da 8ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que será realizada de 20 a 24 de setembro. As atividades integram a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

Na edição de 2021, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural.

Em Pains foi cadastrada duas ações, uma delas juntamente com a Prefeitura de Pimenta, e traz o tema: “Caminhos do Patrimônio: Pains e Pimenta – Novos Horizontes”, com o objetivo de promover e estreitar vínculos para valorização do Patrimônio Cultural entre os Municípios fortalecendo assim a cultura regional.

Programação:

20 a 24 de setembro

- Exposição Fotográfica: “Pains: Um olhar!”

Local: Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza / Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Pains

Horário: 7h30 às 11h e 13h às 17h.

21 de setembro

- Seminário virtual: “Caminhos do Patrimônio: Pains e Pimenta – Novos Horizontes”

Local: pela plataforma digital Google Meet (o link será divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Pains)

Horário: 14 horas

....Luanna Oliveira

                                                                                                                    

      A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura está participando do projeto Requalifica Minas, pelo Edital 06/2021 do Fundo Estadual de Cultura (FEC), que tem como objetivo receber recursos financeiros.                                                                                                                                                     

       O edital vai premiar projetos voltados à modernização de equipamentos culturais, arquivos públicos, bibliotecas públicas, museus públicos, bem como a execução de ações para democratizar o acesso aos bens culturais em Minas Gerais.

      A Secretaria Municipal de Cultura está pleiteando dois projetos através da Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart e do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC).

O tema abordado foi “Plano de Marketing de Turismo”

                                                                                            

                                             ....Luanna Oliveira

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

            O turismo é um importante transformador da economia, oferece a inclusão social, gera emprego, renda e desenvolvimento da cidade. Pains sediou a capacitação com o tema “Plano de Marketing de Turismo”, promovida pelo IGR Grutas e Mar de Minas para os Municípios associados. O evento foi realizado no Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza e teve como objetivo nortear os Municípios na elaboração do plano municipal de turismo.

           A Secretaria Municipal de Cultura de Pains preparou o espaço com muita dedicação, para receber os participantes, com exposição de peças de artesanato, mesa de quitandas, doces e queijos artesanais de produtores painenses.

            A capacitação foi ministrada pela profissional de marketing e administradora de empresas, Thaís Parreira.

O evento reuniu secretários e representantes de 11 Municípios que fazem parte do IGR Grutas e Mar de Minas, sendo Pains, Arcos, Campo Belo, Cristais, Córrego Fundo, Cláudio, Formiga, Pedra do Indaiá, Pimenta, Iguatama e Lagoa da Prata.

        

Pagina 1 de 12

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais