Notícias

...Ana Luiza Rabelo

       Na último dia 30, teve início na Escola Municipal Professor João Batista Rodarte o Projeto "Salvem as plantas que salvam vidas”, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Essa Projeto visa captar mudas para o Horto de Plantas Medicinais através de uma pesquisa que será realizada pelos alunos para resgatar plantas que tem função terapêutica e estão ameaçadas, além de preservar o conhecimento e a tradição popular da região. O projeto foi apresentado pela Nutricionista do NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), Karine Noronha e pela Enfermeira Claúdia Goulart. As turmas que levarem a maior variedade de mudas serão premiadas. A próxima fase do projeto será a visita de todas as crianças da escola ao horto que fica na Comunidade do Posto Agropecuário.

Criação do Horto

            Está em implantação o Projeto de Ampliação e Fortalecimento de Ações e Serviços em Saúde (PROESF), visando o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Projeto visa construir um Horto para cultivo de plantas medicinais para fins terapêuticos no Município.

               A empresa vencedora do processo licitatório que está desenvolvendo o projeto é a Madereira Pimentel e Santos. A empresa deu início nos últimos dias a construção do horto, na região do Posto Agropecuário. Para sua construção e para realização de seminários a Prefeitura Municipal vai investir 125 mil reais, sendo R$ 120 mil reais através do convênio assinado como Ministério da Saúde e R$ 5 mil reais e contrapartida do Município. Toda a cidade está sendo mobilizada para a importância deste Projeto.

             A utilização de chás e preparados caseiros de plantas medicinais é uma pratica comum entre a população brasileira na obtenção de remédios. O Projeto visa valorizar este conhecimento envolvendo principalmente pessoas do Município que detenham tais conhecimentos para auxiliar na criação do horto de plantas medicinais, fonte alternativa de tratamento e recuperação da saúde.  

Quarta, 11 Setembro 2019

Desfile cívico encanta pela beleza

...Ana Luiza Rabelo

     Quem compareceu à Praça Tonico Rabelo, no sábado, pela manhã, se encantou com o desfile cívico. Um verdadeiro espetáculo e um presente para o público. Às 8 horas, o público acompanhou a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura municipal com o prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, o vice-prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado) e o vereador Paulo Sérgio de Morais, representando a Câmara Municipal. O hino nacional brasileiro foi executado pela Banda de Música Santa Cecília, de Pains.

Em seguida, uma sucessão de cores, figurinos belíssimos e muita dedicação deram ao momento de celebração da independência, uma apresentação que ficará na memória.

As porta-bandeiras abriram o desfile e esbanjaram beleza. Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI Sinhá Natico) vieram logo atrás, trazendo as belezas naturais de Pains, com maravilhosas orquídeas, e um carro respeitoso ao meio ambiente retratando a Mãe Terra, representada por uma mãe negra e grávida, que muito diz sobre respeito e acolhimento às etnias, raça, cor e vida. Os cuidados com a natureza, reciclar, repensar e o destino sustentável do lixo, além da agricultura e da pecuária também foram lembrados pelo Cemei.   Dando continuidade ao desfile a Escola Municipal José Maria da Fonseca, retratou os temas esporte, lazer e saúde. Ex- alunas e funcionárias abriram o desfile, e deixaram o público admirado pela simpatia e graciosidade. Pelotões de atletas de volei, futebol, atletas mirins, pequenos capoeiristas, karatê, ciclistas e profissionais da saúde, além da ambulância e do carro do Samu fizeram parte do desfile da Escola. Com os olhares encantados do público, o desfile deu continuidade, com a Escola Municipal Professor João Batista Rodarte; que trouxe as festas, a riqueza e beleza natural. O desfile foi aberto pelas porta-bandeiras e comandante. A Escola também trouxe uma grande variedade de orquídeas, que deixam o todos admirados. Em seguida desfilou o pelotão representando a cultura. As festa juninas e temas que se transformaram em empolgantes e graciosos números artísticos, além de pratos típicos das festas também foram lembrados. Teve também pelotão com o tema religiosidade e pra fechar o desfile a Escola trouxe a valorização e resgate de uma das bases da economia de Pains , "o milho" trazendo o carro de boi, encerrando o desfile.

Com 65 integrantes, a fanfarra levou ainda mais emoção ao desfile. Com suas vestes pretas, brancas e douradas, e batidas firmes, o grupo deixou marcado o som que ecoou pela cidade e arrancou muitos aplausos.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pains, trouxe a culinária e teve o desfile aberto pela bandeira da Associação e em seguida com o estandarte. Os usuários da Apae deram um show, trazendo alegria e criatividade. A Escola Estadual, Maria Luíza das Dores trouxe como tema "nosso município" e abrilhantaram ainda mais o momento cívico. A Escola Estadual Padre José Venâncio mostrou a todos um pouco mais sobre a história de Pains, suas riquezas econômicas, paisagísticas e culturais. A abertura do desfile contou com porta-bandeira e estandartes, a Escola também prestou uma homenagem a Banda de Música Santa Cecília, patrimônio protegido e registrado por lei. Finalizando o desfile houve a apresentação do caminhão Chevrolet, representação do processo de emancipação política administrativa. O caminhão de 1950 foi adquirido pelo então prefeito Arlindo de Melo. Hoje devido sua importância histórico e cultural, foi escolhido como bem a ser reconhecido como Patrimônio de Pains, sendo restaurado e protegido por Lei de Tombamento, Decreto Municipal 042/2019.

Com a união de todos: comunidade escolar, pais, alunos, prefeitura municipal através das secretarias de educação e de cultura, e apoio das demais secretarias, além das empresas parceiras, Pains deu show e, mesmo em meio à dificuldade financeira enfrentada pelos Municípios, apresentou um desfile belíssimo e encantador, de encher os olhos, arrancar aplausos e de orgulhar painenses e patriotas.

....Ana Luiza Rabelo

Entre os dias 5 e 8 de setembro acontecerá em Quito, no Equador, o Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo e o atleta painense Heitor Henrique Silva Macedo irá representar o Brasil. Heitor é um jovem atleta de 24 anos, que tem se destacado em grandes campeonatos de Fisiculturismo. O esportista que é exemplo de força e superação, iniciou suas atividades como fisiculturista há dois anos e desde então tem enchido os painenses de orgulho. No ano de 2018 consagrou-se como vice-campeão nos campeonatos mineiro e brasileiro, e em 2019 foi o grande campeão também nos campeonatos mineiro e brasileiro.

O atleta que conta com total apoio da Prefeitura Municipal recebeu os cumprimentos do Prefeito Marco Aurélio antes da ida para Belo Horizonte, no último dia 03 "Desejo boa sorte, e que tudo corra bem, mas saiba que você já é um grande vencedor por chegar onde está, estamos todos torcendo por você" ressaltou o prefeito.

       Heitor juntamente com seu treinador Joel Amaro embarcaram para Quito na última terça-feira, dia 03.

...Ana Luiza Rabelo

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes juntamente com o Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado), e o Chefe de Gabinete Amir Otoni de Oliveira, estiveram nos últimos dias 26 e 27 de agosto no auditório do Tribunal de Contas de Minas Gerais em Belo Horizonte, onde participaram do III Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, com o tema: “Uma nova mineração – desafios e caminhos para uma relação ética entre todos”.  O encontro abriu espaço para discutir caminhos e alternativas para as cidades mineradoras, em que a sociedade e o ambiente recebam os melhores resultados e maximizem seu desenvolvimento de forma equilibrada.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre eles prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, técnicos e assessores dos municípios mineradores de Minas Gerais e dos demais estados que possuem em seus territórios a atividade de mineração, além de autoridades nacionais e estaduais ligadas a esse segmento. Um ponto de partida essencial para as discussões foram os fatos que nos últimos anos provocaram transformações significativas nas relações entre cidades e mineração: a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), mudanças na regulação e leis no setor minerário, tragédias humanas e ambientais, além do ambiente político mais atento a esse contexto. A AMIG percebeu, portanto, que uma nova mineração surge no Brasil e com ela, a necessidade de debates produtivos e propositivos que envolvam as cidades mineradoras, o poder público, as empresas e a sociedade civil organizada.

...Ana Luiza Rabelo

     O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes e os servidores municipais, receberam na manhã do último dia 29, a ilustre visita do Bispo Dom José Aristeu Vieira e do Padre Adelzire Aparecido de Moraes. O Bispo chegou em Pains no dia 27 e permaneceu até o dia 31. O reverendíssimo está realizando visita pastoral nas paróquias da diocese. Finalizando a visita o Bispo realizou a celebração do crisma, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

...Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal está realizando a manutenção da pintura da fachada, e a pintura do piso da entrada principal da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte. A Escola João Batista é tombada pelo patrimônio histórico cultural e os recursos para reforma são provenientes do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Pains-MG (FUMPAC), destinados a Secretaria de Cultura.

A Administração Municipal tem se preocupado em sempre realizar melhorias nas Escolas Municipais, deixando o ambiente escolar mais seguro, confortável e agradável para professores, alunos e funcionários. A Prefeitura já realizou recentemente, reparo no telhado e reparo no sistema de captação de águas pluviais da Escola Municipal José Maria da Fonseca, a troca do telhado do refeitório da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, instalação de toldos nas escolas Municipais José Maria da Fonseca e Professor João Batista Rodarte, adequação da secretaria e manutenção do jardim no Centro de Educação infantil Cemei Sinhá Natico e reforma do parquinho na Escola José Maria, além de pinturas e outras obras.

Pagina 1 de 24

Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais