Quinta, 14 Novembro 2013

Último Encontro Preparatório do PMSB é realizado na área urbana

................Elaine Martins

Na noite de ontem, o Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves foi palco do último Encontro Preparatório desta primeira etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Embora com uma participação da população, abaixo do esperado, os painéis com as demandas locais referentes ao abastecimento de água, coleta e tratamento de resíduos sólidos; drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de esgoto ficaram lotados de indicações.

Participaram o Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Isac Gonçalves da Silva e o vereador Sânzio Rafael Ribeiro; o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Lúcio Deon; o engenheiro agrônomo da Emater/MG, além de professores; secretários municipais e populares.

A aluna do 4º ano da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, Maria Fernanda Oliveira esteve ao  Encontro, acompanhada da professora Janete Borges. A aluna é responsável para acompanhar as explicações sobre o tema e transmitir aos colegas, já que a classe desenvolve um mini projeto sobre saneamento. A programação do trabalho contempla também palestra com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e visitação ao aterro sanitário.

O secretário municipal de meio ambiente e turismo e coordenador do PMSB, Mário Oliveira, cumprimentou à aluna pelo trabalho e pediu que ela levasse aos colegas, a mensagem de qualidade de vida, resultado de ações geradas pelo saneamento.

Mário falou, ainda, da necessidade do planeta em reduzir o consumo e, consequentemente, gerar resíduos sólidos. Além do alerta, o coordenador do Plano apresentou produtos como agenda,  feitos a partir de material reaproveitável, o que também contribui e prolonga a vida dos aterros sanitários.

Material explicativo foi entregue aos participantes que contaram com lanche ao fim do Encontro Preparatório.

Confira as agendas da realização dos Encontros Preparatórios:

ü       Comunidade do Capoeirão: 29 de outubro

ü       Distrito de Vila Costina: 30 de outubro