Quinta, 31 Outubro 2013

Vila Costina recebe Encontro Preparatório do PMSB

Vila Costina recebe Encontro Preparatório do PMSB Foto: Luanna Oliveira

................Elaine Martins

Na noite de ontem, foi a vez do Distrito de Vila Costina receber o Encontro Preparatório para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e coordenado pelo secretário municipal de meio ambiente e turismo Mário Oliveira. Nos Encontros são levantadas, pelos moradores, as principais demandas referentes ao abastecimento de água, coleta e tratamento de resíduos sólidos; drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de esgoto.

Realizado no Salão da Igreja, o Encontro contou com a presença do vice-prefeito Detinho; dos vereadores Adriano Macedo de Deus e Leonardo Lara; do secretário Mário Oliveira; do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Isac Gonçalves e o Controlador Municipal, Célio Almeida.

Com a participação de um número expressivo de moradores, a reunião coletou informações importantes na visão dos moradores. As indicações compuseram os 04 painéis com os temas: água; drenagem pluvial, resíduos sólidos e esgoto.

Assim como na Comunidade do Capoeirão, dúvidas sobre o tratamento e análise da água foram levantadas pelos moradores e, mais uma vez, esclarecidas pelo diretor do SAAE, juntamente com o técnico responsável pelo monitoramento, coleta e análise da água. Isac e o técnico apresentaram documentos detalhados que comprovam a ação feita regularmente.

Durante o Encontro, os moradores receberam material explicativo sobre o PMSB e também tiraram dúvidas com a Coordenadora da Coleta Seletiva, Simone Melo, sobre como descartar o lixo eletrônico.

Agenda dos Encontros:

Na terça-feira, o Encontro Preparatório aconteceu na Comunidade do Capoeirão. Hoje, 31, é a vez da Comunidade da Mina receber a equipe da Prefeitura. Amanhã, dia 1º, o Encontro será no Corumbá e dia 13 próximo, o Encontro Preparatório acontecerá na cidade.

Após esses Encontros, a equipe retornará as cinco regionais para realização das Audiências Públicas.

Confira os destaques da fala das autoridades:

“Percebemos o interesse da Comunidade com a construção desse Plano através da participação importante de vocês. Precisamos ouvir a população, por isso é tão importante ouvir vocês que estão aqui no dia-a-dia. Está na hora certa, no momento certo de ‘cobrar’ para poder colocar no Plano”. Vice-prefeito Detinho

“As pessoas daqui é que sentem, na pele, as deficiências. Vocês estão cumprindo o papel de cidadão, pois esse Plano passará por 5 mandatos”. Secretário  Mário Oliveira

“Percebemos as pessoas engajadas. É hora de expor as demandas de vocês”. Vereador Leonardo Lara

“Já conseguimos solucionar alguns problemas que havia em alguns lugares. Agora é hora de vocês reivindicarem”. Diretor do SAAE, Isac Gonçalves

“Uma de nossas preocupações são as inundações no Córrego e a quantidade de água que desce pela rua central. É o momento de nós, juntos, apontarmos esses problemas”. Vereador Adriano Macedo de Deus

“É importantíssima a participação de vocês, moradores, que conhecem a realidade daqui”.  Controlador Municipal, Célio Almeida

Brasão de acordo com a Lei Corel png