Quinta, 19 Março 2020

GABINETE DE CRISE DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS TOMA MEDIDAS DE PREVENÇÃO

.....Luanna Oliveira

A Administração Municipal, diante do atual cenário preocupante que decorre da pandemia do novo coronavírus (COVID - 19), por meio do Gabinete de Crise de Enfrentamento, estabeleceu uma série de medidas para reduzir a propagação do vírus, durante a reunião realizada, juntamente com o prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes.

Seguindo orientações do Ministério de Saúde, a partir do dia 19 de março, o Gabinete de Crise de Enfrentamento ao Coronavírus determinou ações com prazo de 15 dias, por meio do Decreto 22/2020 podendo se estender caso for necessário:

Atendimento no Hospital Municipal

1·         Proibido entrada de visitantes e acompanhantes acima de 60 anos. Paciente internado poderá ser assistido somente pelo acompanhante.

1·         Troca de acompanhante será as 10h, 12h e 20h.

1·         Proibido visitantes e acompanhantes com sintomas Gripais.

1·         Visitantes devem dirigir apenas ao leito do seu paciente.

Atendimento Médico nas Unidades Básicas de Saúde

1·         De acordo com os médicos do Município estão estabelecidos os critérios para atendimentos:

11.    Dor Aguda (abdominal e torácica)

12.    Cefaleia Grave (Dores que não resolvam com analgésicos)

13.    Infecção do Trato Urinário

14.    Infecções Respiratórias

Atendimento das Especialidades

1·         Ginecologia (Gestantes, Hemorragia e Corrimento)

1·         Pediatria (Está suspenso puericultura (saúde da criança), os atendimentos serão de urgência. Febre, sintomas gripais que persistam mais de 48 horas. Consulta em horário especial: 11h às 13h)

1·         Cardiologia (Os pacientes serão informados o horário para chegar na Unidade)

1·         Fonoaudiologia (Está suspenso)

1·         Psicologia (Serão atendidos os casos de urgência - Paciente com tentativa de autoextermínio e depressões graves.)

Atendimento de Fisioterapia

1·         De acordo com o setor de Fisioterapia estão estabelecidos os critérios para atendimentos;

11.    Apenas casos de pós operatório ou fratura recente com realização de triagem

12.    Atendimento individual de pessoas saudáveis (Sem sintomas de gripes e resfriados)

13.    Pacientes que estavam em tratamento retornarão assim que a situação estiver normalizada.

14.    Os pacientes serão orientados via telefone e whatsApp

Atendimento da Odontologia

1·         De acordo com o setor de Odontologia estão estabelecidos os critérios para atendimentos;

11.    Atendimento de urgência (Dor, edema facial, inchaço, traumatismo dento facial)

Transporte fora de Domicilio

1·         Serão transportados casos para tratamento de oncologia, hemodiálise, urgência e emergência

Marcação de Consulta Especializada (TFD)

1·         Será realizada no período de 13h ao 16h

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos os munícipes para usarem as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital somente em caso de real necessidade.