Terça, 23 Maio 2023

Garantindo o futuro!

Garantindo o futuro! Luanna Oliveira

Na tarde de ontem (22/05) a Prefeitura Municipal de Pains, através da Secretaria Municipal de Cultura entregou à Banda de Música Santa Cecília, 50 unidades de flautas para compor o acervo de instrumentos musicais da Banda objetivando promover o incentivo ao projeto que será desenvolvido por seu maestro Ênio de Melo Alves, “Ênio Caxico.

O projeto pretende formar novos músicos que futuramente integrem a Banda de Música. O Maestro destaca : “Ações como essas ajudam os beneficiários a resgatarem a sua identidade pessoal e fortalecer os seus laços com a comunidade.”

Destacou também que Interessados em integrar a Banda de Música e participar dos projetos que serão desenvolvidos podem procurar a coordenação da Banda na Rua Doresópolis,Nº379 , Bairro Vila Crispim ( Anexo ao SAMU), e que os ensaios acontecem às 2ª feiras as 19h:30 minutos.

A Secretária de Cultura Márcia Rabelo destacou que: “A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, desenvolve o raciocínio, concentração além de promover bem-estar, e que a administração municipal orgulha- se e valoriza a importância cultural da Banda para a cultura”.

Oportunamente foi entregue também à Banda um instrumento musical, obtido através de premiação promovida pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes.

UMA ENTIDADE DE HISTÓRIA

A Prefeitura Municipal de Pains, consciente do valor da cultura e memória de seu povo, busca através de ações de proteção e preservação do patrimônio resguardar seu patrimônio, e um deles é a Banda de Música Santa Cecília.

Fundada em 1920 representa uma das maiores instituições culturais do município. O Maestro Ênio de Melo Alves destaca a importância do incentivo aos jovens para continuidade desta manifestação cultural, e o quanto as habilidades aprendidas com sons são importantes no desenvolvimento humano, além de promover a expansão do vocabulário, habilidades de comunicação, formação cultural, e memorização.