Terça, 24 Novembro 2020

Comemorações marcam o Dia da Consciência Negra na Comunidade do Corumbá

....Ana Luiza Rabelo

A Administração Municipal de Pains, através da Secretaria de Cultura, moradores da Cidade de Arcos e moradores da Comunidade de Corumbá realizaram, no último dia, 21 várias comemorações do Dia da Consciência Negra. As comemorações tiveram início às 13 horas e contou o grupo de Moçambique Filhos de São Jorge, do capitão Geliel, que a partir da capela do Rosário, percorreu todo Corumbá cantando, tocando seus tambores, maracas e chocalhos fazendo suas alegorias e abrindo à tarde de eventos.

Toda a comunidade de Corumbá se envolveu na comemoração e prepararam com carinho uma mesa farta com biscoitos, bolos, leite, chá e café para o café da manhã e também um delicioso almoço.

A festa também contou com a presença da Secretária de Cultura Márcia Rabelo e com a apresentação do grupo de capoeira Legado do Alaor, que encantou a todos com sua dança e seu gingado. Finalizando a festa o grupo de Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário deu seu show com mais de vinte componentes encerrando as comemorações.

O Dia da Consciência Negra em Corumbá, foi idealizada por Geraldo Ló -pesquisador e incentivador do Projeto " Somos todos Ambrósio" que busca o reconhecimento do Quilombo do Ambrósio.