Sexta, 11 Dezembro 2020

Cuidados devem ser redobrados para evitar proliferação do mosquito da dengue, no período de chuvas Foto: Divulgação Imagem da Internet

.... Luanna Oliveira/Ana Luiza Rabelo

Os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti devem ser durante todo ano, mas principalmente no período de chuvas, pois aumenta o risco de proliferação do mosquito, isso porque com água empoçada, os mosquitos depositam seus ovos e as lavras desenvolvem.

A população deve se conscientizar, pois a maneira mais eficaz de prevenir as doenças de dengue, chikungunya, zika e a febre amarela é não deixar água parada. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, vasos de flor e principalmente em comedouros para animais.

A Prefeitura de Pains realiza o trabalho de combate à dengue continuamente. São realizados vários mutirões de limpeza e campanhas de mobilização. A equipe de Combate às Endemias vistoria os domicílios do Município e orienta a população sobre a importância de eliminar objetos que acumulam água e possam servir de criadouro para o mosquito.

Faça sua parte!

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tampar ralos;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.