Quarta, 27 Maio 2020

Investimento que faz a diferença

A Prefeitura Municipal cuida com carinho da Primeira Infância

.....Ana Luiza Rabelo

O período da gravidez, o pós-parto e os cuidados na primeira infância são momentos muito especiais e as mulheres precisam receber todos os cuidados possíveis. Para oferecer às mulheres segurança e conforto nos momentos de gestação e também após o nascimento da criança, a Administração Municipal não tem medido esforços.

As ações de saúde em Pains que focam nos cuidados da “primeiríssima infância”, começam com o suporte no pré-natal e projetam benefícios para a vida toda. Tanto a qualidade da saúde da criança, quanto da mãe, são prioridades para a Administração.
 Uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação pavimenta o caminho para que a criança aproveite todo seu potencial. nasce um adulto mais saudável e equilibrado. e floresce uma sociedade com os mesmos valores.

Apoio durante a gravidez

Desde quando a mulher descobre que está grávida , as mesmas recebem visitas das agentes de saúde, que oferecem todo apoio e tiram as primeiras dúvidas das gestantes, além de agendar a primeira consulta com o ginecologista. Às gestantes fazem o cadastro e primeira consulta com o enfermeiro, como é preconizado pelo ministério da saúde, neste momento é feito as orientações para gestante e encaminhada para o obstetra. As consultas com o obstetra são ofertadas pela Prefeitura com todos os exames laboratoriais gratuitos, recomendados pelo Ministério da Saúde, acompanhado de testes rápidos, que também são oferecidos pelo Município. A gestante passa por 7 consultas de pré-natal e recebe todas as vacinas necessárias. Também quando necessário passam por consultas odontológicas e psicológicas.

Durante a gravidez também é ofertado pelo Município o Grupo de Apoio as Gestantes, com dicas importantes dos profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e nutrição, e também graduandos em medicina através do Programa Internato Rural, tudo pensado para oferecer uma gravidez de qualidade.

Pains é uma das poucas cidades com menos de dez mil habitantes que não encaminha as gestantes para realizarem o parto fora do Município. Os partos que são realizados no Hospital Municipal, são humanizados, o acompanhante da gestante pode presenciar de perto o nascimento do bebê, e ficar em alojamento conjunto, além disso a gestante poder receber as visitas dos familiares.

A residente no Município Kátia Gonçalves Alves que teve dois filhos de cesárea em Pains ressalta a qualidade da saúde "Todo o meu pré-natal foi realizado aqui, fui muito bem assistida, recebi todo o acompanhamento necessário, precisei ser encaminhada para Formiga e também recebi todo o apoio por parte do transporte".

Após o nascimento

Acompanhar de perto as primeiras horas após o nascimento da criança é de extrema importância e por isso as primeiras vacinas são ofertadas dentro de 24 horas após o nascimento, ainda no hospital, como a vacina BCG e hepatite B.

Logo após nascer são realizados também o teste da linguinha e do olho, que são avaliados dentro do bloco cirúrgico pelo Pediatra, em 24 horas após o nascimento feito também o teste do coração, pela equipe de enfermagem do hospital. De 40 horas à 30 dias após o nascimento da criança é realizado o teste do pezinho, importante exame que pode detectar várias doenças. O teste da orelha é custeado também pela Prefeitura na clínica Med Center em Formiga.

Atendimento Pediátrico

O Município também oferece atendimento Pediátrico no Centro Municipal de Saúde e também no PSF do Bairro Alvorada além do mesmo acompanhar a criança logo após o nascimento.

Médico Dias e locais:

Dr. Bernardo

Terca-feira: Unidade de Saúde do Bairro Alvorada (manhã) e logo após consultas no Centro Municipal de Saúde

Quinta-feira: e sexta-feira Centro Municipal (manhã)

Atendimento Ginecológico:

O Município possui dois ginecologistas que trabalham no Centro Municipal de Saúde, atendendo as gestantes tanto na parte obstétrica quando ginecológica, também realizam cesáreas e exames de mastectomia.

Médico, dias e período

Dr. Wailton- segunda-feira e quinta-feira (manhã)

Dr. Sérgio- quarta-feira e sexta-feira (manhã)

População Carente:

Quando a mãe e a criança necessitam de exames, medicamentos e leites especiais, e não possuem condições financeiras, os mesmo são ofertados pelo Município.

Transporte:

Além das gestantes atendidas no Município também tem as gestantes de alto risco, que precisam ser atendidas em Unidades de Saúde especializadas, e todas essas gestantes são encaminhadas e o transporte é ofertado gratuitamente pela Prefeitura. Os casos mais urgente são transportados pelo Samu.

Atendimentos especializados para as Crianças:

A Prefeitura Municipal também oferece atendimentos com fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo.