Quarta, 26 Junho 2019

Programa Internato Rural/ UFMG é sucesso no Município

Foto1: A Estagiárias de Enfermagem Carolina Galdino e Bárbara Guimarães durante apresentação dos trabalhos / Foto2: Os Estagiários de nutrição Fernando Carvalho (esquerda) e Victor Hugo (direita) expondo seu trabalho / Foto3: Da direita para esquerda: O Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto, as Estagiárias de Enfermagem, Carolina Galdino e Bárbara Guimarães, o Estagiário de Nutrição Fernando Carvalho, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, o Estagiário de Nutrição Victor Hugo, os Professores da UFMG Marc Antony e Paula Horta Foto1: A Estagiárias de Enfermagem Carolina Galdino e Bárbara Guimarães durante apresentação dos trabalhos / Foto2: Os Estagiários de nutrição Fernando Carvalho (esquerda) e Victor Hugo (direita) expondo seu trabalho / Foto3: Da direita para esquerda: O Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto, as Estagiárias de Enfermagem, Carolina Galdino e Bárbara Guimarães, o Estagiário de Nutrição Fernando Carvalho, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, o Estagiário de Nutrição Victor Hugo, os Professores da UFMG Marc Antony e Paula Horta Fotos: Ana Luiza Rabelo

.....Ana Luiza Rabelo

Emocionante, foi assim a apresentação da finalização do estágio (Internato Rural/UFMG) das duplas Fernando Carvalho e Victor Hugo (Nutrição), Bárbara Guimarães e Caroline Galdino (Enfermagem). A apresentação foi realizada no Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza na manhã do último dia 25, e contou com a presença do Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, do Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto, do Secretário de Saúde Luís Augusto da Silva, dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Paula Horta e Marc Anthony além de servidores públicos e da população em geral.

A dupla Fernando e Victor, estagiários de nutrição falaram da experiência de estagiar nas áreas de Saúde e Educação do Município, dos trabalhos desenvolvidos nos grupos mente aberta, gestantes, cuidadores, emagrecimento, dos programas de salas de espera, e visitas domiciliares, além de ressaltarem também o trabalho realizado nas escolas do Município.  Já as estagiárias de enfermagem Carolina e Bárbara, trabalharam com hipertensos e diabéticos e também desenvolveram atividades como, consulta de enfermagem, coletas de sangue, curativos, medicações EV e IM, vacinação, consulta do quinto dia e acompanhamento para amamentação.

Durante a exposição de seu trabalho as estagiárias também ressaltaram o grande investimento do Município na saúde "os municípios devem investir 15% do ICMS na saúde, e Pains até o meio do ano já investiu 23%. A saúde aqui é exemplo."

Os estagiários se emocionaram ao agradecer a Prefeitura pelo acolhimento e recepção. "Agradecemos a Prefeitura e a todos que não pouparam esforços para que nosso estágio acontecesse com sucesso, sentiremos muitas saudades, fomos agraciados em poder estagiar em Pains, a cidade desenvolve um belo trabalho tanto em nutrição quanto em enfermagem" comentaram.

O Prefeito Marco Aurélio agradeceu aos professores e a Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, pela parceria e agradeceu aos estagiários pelo empenho e dedicação nos trabalhos desenvolvidos no Município.

Em agosto Pains receberá novos estagiários de enfermagem e nutrição através do Programa Internato Rural em parceria com a UFMG.