Segunda, 05 Fevereiro 2018

Secretaria de Saúde alerta a população para a importância de se vacinar contra a febre amarela Foto: Arquivo Prefeitura

Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde pede o apoio da  população para que vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência para verificar se a vacina contra a febre amarela está em dia.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus e é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos).

E importante saber que apenas 01 dose da vacina contra a febre Amarela protege a pessoa para a vida toda.

Quem pode ser vacinado: Crianças a partir de 09 meses de idade, adulto sem histórico vacinal e o Idoso deverá consultar seu médico ou enfermeiro da unidade de Saúde.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença