Quarta, 06 Novembro 2019

Prefeitura e Paróquia promovem o III Encontro de Congado

Prefeitura e Paróquia promovem o III Encontro de Congado Foto: Ana Luiza Rabelo

...Luanna Oliveira

O III Encontro de Congado realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Paróquia Nossa Senhora do Carmo, reuniu no último domingo, dia 03, fiéis que apreciaram a diversidade cultural e encontro de fé.

As Guardas de Congado foram recebidas na Igreja do Rosário e seguiram em cortejo até a matriz, onde participaram da entrada da Santa  Missa, por volta das 9 horas.

O congado é uma manifestação cultural, religiosa afro-brasileira, as danças, músicas folclóricas trazidas pelos escravos ao Brasil são marcadas pelo uso de trajes, tambores, coreografias e cânticos que conduzem a ação de Graças a Nossa Senhora do Rosário.

Estiveram presentes as Guardas das cidades vizinhas de Iguatama, Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, que vieram prestigiar o Terno de Congado de Pains, que com muita dedicação se apresentou brilhantemente. No dia primeiro de novembro foram levantados os mastros do Grupo painenses de Congo Nossa Senhora do Rosário, na Igrejinha do Rosário. Os ternos se apresentaram em diversos bairros, visitaram a Casa de Repouso e depois se encontraram na Praça Juca Maneca.

Logo depois foi servido um almoço para os Grupos de Congos, e o encerramento foi com a descida dos mastros na Igreja do Rosário.

O evento contou com a participação do prefeito Marco Aurélio Rabelo e sua esposa Karyna Saldanha, secretária de Cultura Márcia Rabelo junto com sua equipe e do pároco Pe. Adelzire Morais, além do público presente.

Com o objetivo de resgatar o Congado em nosso Município, a Secretaria Municipal de Cultura vem organizando eventos ao longo desses três anos de Gestão Pública.