Terça, 04 Junho 2019

Administração Municipal inaugura Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza

Administração Municipal inaugura Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza Foto1: O Espaço Mais Cultura conta com um amplo espaço com oficinas e biblioteca / Foto2: A Inauguração contou com apresentação da roda de capoeira Legado do Alaor Foto3: Da esquerda para direita: O Vereador Paulo Sérgio, o Vice-Prefeito Lalado, o Ex-Pre

.....Ana Luiza Rabelo

A   Administração Municipal inaugurou nesta quinta-feira, 30 o Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza. O Espaço onde antes abrigava o antigo matadouro Municipal deu lugar a um amplo espaço cultural, que foi entregue à comunidade pelo prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes e a cerimônia foi marcada por diversas apresentações.

Participaram da inauguração do Espaço, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, o Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado), o Presidente da Câmara Edmar Silva Fonseca, o Assessor Parlamentar do Deputado Odair Cunha, Juarez Moreira e a Assessora do Deputado André Quintão, Dórian Vaz, Vereadores, Prefeitos e Autoridades da Região, a Secretária de Cultura Márcia Rabelo, o Ex-Prefeito Ronaldo Márcio Gonçalves, o Padre Adelzire Aparecido de Morais, familiares do homenageado, funcionários da Prefeitura e a população em geral.

O Prefeito Marco Aurélio em seu discurso de inauguração falou da importância de entregar o Espaço Mais Cultura a população "Estou muito feliz por estar entregando mais esta importante obra a população, um espaço que será tão importante para o fomento da cultura do nosso Município. Obra que com muito empenho e trabalho conseguimos finalizar. Em breve a Prefeitura irá comprar livros para a Bibiloteca, que aqui se encontra, aumentando ainda mais o seu acervo". O Prefeito também ressaltou a importância do legado deixado pelo Alaor à cultura painenese e agradeceu aos Ex-Prefeitos Ronaldo Márcio Gonçalves e Robson Rodarte Lopes pelo empenho na construção do Espaço. Marco Aurélio também reforçou o convite para várias outras inaugurações que estão por vir.

A inauguração do Espaço Mais Cultura contou uma Benção do Padre Adelzire, com exposição fotográfica, intervenção artística com Márcio Gato, tocata da Banda de Música Santa Cecília, apresentação de berimbalada e roda de capoeira.

O Espaço Mais Cultura:

A obra de construção do Espaço Mais Cultura estava paralisada desde 2015 por falta de verbas e foi retomada em 2018, graças ao empenho do Prefeito Marco Aurélio. O Espaço conta com 262,77 metros quadrados de área construída e foram investidos para sua construção R$ 480 mil reais. O local vai abrigar a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart.

Alaor Vicente do Souza

O Espaço Mais Cultura recebeu o nome de Alaor Vicente de Souza, mais conhecido como "Alaor da Capoeira", que dedicou sua vida e caminhada em prol da preservação da cultura no Município, principalmente a cultura afro descendente. Após viver um tempo no estado da Bahia, Alaor retornou para Pains trazendo consigo a arte da Capoeira. Fundou então no Município a Associação Nosso Senhor do Bonfim, instituição cultura que possibilitou às crianças, jovens e adultos a oportunidade de aprender o valor da Cultura popular por meio da Capoeira. Conquistou a todos pela garra e determinação com que lutava pela cultura. Alaor faleceu em 20 de março de 2009 deixando um valioso legado: a Capoeira, Folia e a Congada.