Vida Saudável

...Ana Luiza Rabelo

A Semana do Idoso, celebrada pela Fundação Painense da Criança, do Adolescente e do Idoso (Fpcai)/Núcleo Vida Saudável, de 23 a 29 de setembro, foi marcada por várias atividades.

As comemorações à data, que passou a ser celebrada em 1º de outubro, tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso, se iniciaram no sábado, dia 23, com missa de abertura, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Na segunda-feira as frequentadores do Núcleo participaram de uma palestra com a fisioterapeuta Edilaine Ferraz, com o tema " Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas".

Continuando as comemorações, a terça-feira, foi marcada por muita alegria, risadas e diversão, os idosos puderam aproveitar o dia no Sítio da Mineração Saldanha, ofertado pela primeira dama Karyna kênea Rabelo Saldanha. O passeio também contou com banho de piscina, brincadeiras e um delicioso almoço na companhia do Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes.

No dia, 27, aconteceu um bingão na Sede do Núcleo Vida Saudável, com a distribuição de vários brindes. O Prefeito Marco Aurélio também esteve presente, juntamente com o Presidente do Rotary Club de Pains, Donizete Tomé Fonseca, e os representantes da entidade, Wemersom Simão e Adão Neto. O Rotary doou a Fpcai, 300 camisas para serem distribuídas aos integrantes do Núcleo. O Prefeito fez questão de agradecer a pareceria do Rotary com a Fundação e ressaltou a importância desse apoio. Logo após foi servido um delicioso lanche.

Os idosos da Sociedade São Vicente de Paulo não ficaram de fora das comemorações, na quinta-feira, aconteceu na Sociedade, uma bela apresentação teatral.

Finalizando a Semana do idoso a sexta-feira foi marcada por um animadíssimo baile "Vermelho e Branco com o grupo Seresteiros de Arcos. Muita dança e descontração no último dia de comemoração.

Foi uma semana para ficar guardada na memória dos frequentadores do Núcleo, com atividades para todos os gostos.

...Ana Luiza Rabelo

As integrantes do Núcleo Vida Saudável foram convidadas pelo presidente do Rotary Club de Pains, Donizete Tomé Fonseca, a expor os trabalhos manuais realizados na Fundação.Serão expostos bordados, pinturas, panos de prato, aplicações, quadros entre outros.

A exposição vai acontecer no próximo sábado dia, 23, na Praça Tonico Rabelo a partir das 8 horas. Haverá também alongamento e muita animação. Todos estão convidados a prestigiar.

...Ana Luiza Rabelo

     Na última quarta-feira, 13, as participantes do Núcleo Vida Saudável através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo abraçaram a campanha "Setembro Amarelo", com o tema pela valorização da vida e prevenção do suicídio. O encontro aconteceu com a finalidade de chamar a atenção sobre a importância da valorização da vida, e a necessidade de identificar os idosos em isolamento social, abordando vivências e iniciativas para a valorização da vida.

     Ao final a palavra ficou aberta as participantes do grupo e foram distribuídas fitas amarelas.

Ana Luiza Rabelo/Adriana Oliveira

       O Curso de Educação Física do Unifor/MG recebeu na noite do último dia 30, a presença de integrantes do Grupo Núcleo Vida Saudável da cidade de Pains juntamente com a Coordenadora Nininha Rezende, responsável pelo projeto, e também a presença de duas participantes do Núcleo. “O objetivo deste evento foi trazer as vivências práticas que fundamentam o estudo teórico da disciplina Atividade Física para a Maturidade”, disse a Prof. Ms Adriana de Oliveira Nascimento, responsável pela disciplina.

            A coordenadora do projeto, Nininha,fez uma explanação da importância deste trabalho com os idosos, no quesito saúde, alimentação, lazer e convivência social. A mesma apresentou as agendas semanais, que contam com palestras, filmes, danças, atividades físicas, artesanatos, entre outros. Alguns dos integrantes do Núcleo Vida Saudável de Pains, deram depoimentos onde colocaram a importância deste trabalho na vida deles. Ao final dos depoimentos, concluiu-se que eles possuem uma nova forma de viver e ver a vida após a participação no grupo.

            “Eles vivem intensamente a vida, têm planos para o futuro e aproveitam muito mais o que vem pela frente do que as lembranças que ficaram para trás. Tudo com muita disposição e entusiasmo. Investem as suas energias na qualidade de vida, transformando o processo de envelhecimento em amadurecimento, experiência que, agora, fazem questão de transmitir aos mais jovens” encerrou Nininha, coordenadora do projeto.

            O evento alcançou o objetivo proposto que foi o de aproximar a prática com a teoria vista na disciplina, teve uma boa participação dos alunos, os quais se envolveram com o assunto e com os visitantes. “Nós, professores, devemos sempre trazer aos alunos o que se tem trabalhado fora do contexto de sala de aula para que eles entendam a importância da teoria”, finalizou Adriana.

.....Ana Luiza Rabelo

       Os integrantes do Centro de Convivência do Idoso/Núcleo Vida Saudável estiveram no último domingo, 20, no 11° Encontro Regional da Terceira Idade em Carmo do Cajuru.

       O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Promoção Social e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) aconteceu na quadra do poliesportivo da cidade, e contou com a presença do prefeito, vereadores e do pároco de Carmo do Cajuru.

       As idosas juntamente com os Profissionais da Fundação Painense da Criança do Adolescente e do Idoso participaram de um saboroso café da manhã, shows com dupla de forrô, dinâmicas e desfile da Mis Melhor Idade, onde Dona Emiliana dos Santos Silva, com todo seu carisma, representou a cidade de Pains.

     O encontro contou com a participação de várias caravanas de diversas cidades. Os participantes do Encontro ficaram maravilhados com as belezas de Pains, plotadas no ônibus que transportou as idosas e parabenizaram o Prefeito Marco Aurélio pela criatividade e amor a terra.

..... Ana Luiza Rabelo

      Na tarde dessa quarta-feira, 09, foi trabalhado através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, várias atividades com as freqüentadoras da
do Núcleo Vida Saudável.

Esta semana se comemora a “Semana Nacional da Família”, e o
tema trabalhado foi: "Diversidade da Família". As freqüentadoras puderam compreender um pouco mais sobre o tema, através de momentos divertidos ;
teatro e roda de conversa, onde foi relatado sobre a importância
de incentivar a resgatar os valores da família. Segundo a Assistente Social, Lisley Aleína Dias, "As famílias de hoje
estão vivendo uma crise de valores éticos e morais, os valores devem
ser recebidos no seio familiar isso é de suma importância para a vida de
cada pessoa.

       O encontro foi encerrado com Hino da Família.

Pagina 1 de 11

brasão jpeg

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 - Centro
Pains/MG
Fone: (37) 3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

Redes Sociais