Vida Saudável

Ana Luiza Rabelo

   No último domingo, 26, as freqüentadoras do Núcleo Vida Saudável participaram do 9º Encontro Regional da Melhor Idade, na quadra Mineirinhos na Cidade de Córrego Fundo. As idosas passaram um dia feliz, super animadas, arrancaram aplausos por onde passaram. Participaram de várias atrações, como o desfile de Miss, onde a representante de Pains foi a Zilva da Silva Macedo, que participou do desfile esbanjando elegância.

   Durante o Encontro foi servido café da manhã e um delicioso almoço de cortesia, e as integrantes ainda puderam participar de um animado Show com a dupla Gisele e Rubinho.

..... Ana Luiza Rabelo/Aryane Faria

   Dando continuidade as comemorações do dia da Consciência Negra, a bibliotecária Aryane Faria da Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart, palestrou no Núcleo Vida Saudável, à convite da coordenadora Nininha Rezende, sobre "Consciência negra, escravidão, zumbi dos palmares e histórias locais dos escravos trazidos para Pains".

     A palestra levantou várias questões como o preconceito nos dias atuais e a miscigenação. Algumas idosas lembraram de fatos ocorridos em suas famílias durante a escravidão, que marcaram e trouxeram muito sofrimento. Além da palestra, houve no Núcleo Vida Saudável, uma exposição fotográfica de pessoas, famílias que representam o negro em Pains.

Ana Luiza Rabelo

   Na última quarta-feira, 25, foi realizada uma palestra para os frequentadores do Núcleo Vida Saudável, onde o profissional de psicologia do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), ministrou o tema: “O Bem Coletivo”. O psicólogo Diego Costa, ressaltou a importância dos trabalhos ofertados no Núcleo, e pontuou a interação dos mesmos nas atividades oferecidas na entidade.

O tema proposto “O Bem Coletivo” teve o objetivo, de reconhecer os trabalhos que os mesmos fazem no Núcleo e interagir nas atividades de grupos, fazendo que os idosos se sintam reconhecidos e com o auto estima elevada, proporcionando mais prazer nas atividades coletivas.

Durante a palestra todos os integrantes do Núcleo interagiram com o psicólogo e com os demais membros da entidade e foram levantados vários questionamentos sobre a importância do “Bem Coletivo” nas atividades grupais, oferecidas para os mesmos.  

...Ana Luiza Rabelo

A Semana do Idoso, celebrada pela Fundação Painense da Criança, do Adolescente e do Idoso (Fpcai)/Núcleo Vida Saudável, de 23 a 29 de setembro, foi marcada por várias atividades.

As comemorações à data, que passou a ser celebrada em 1º de outubro, tendo em vista a criação do Estatuto do Idoso, se iniciaram no sábado, dia 23, com missa de abertura, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Na segunda-feira as frequentadores do Núcleo participaram de uma palestra com a fisioterapeuta Edilaine Ferraz, com o tema " Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas".

Continuando as comemorações, a terça-feira, foi marcada por muita alegria, risadas e diversão, os idosos puderam aproveitar o dia no Sítio da Mineração Saldanha, ofertado pela primeira dama Karyna kênea Rabelo Saldanha. O passeio também contou com banho de piscina, brincadeiras e um delicioso almoço na companhia do Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes.

No dia, 27, aconteceu um bingão na Sede do Núcleo Vida Saudável, com a distribuição de vários brindes. O Prefeito Marco Aurélio também esteve presente, juntamente com o Presidente do Rotary Club de Pains, Donizete Tomé Fonseca, e os representantes da entidade, Wemersom Simão e Adão Neto. O Rotary doou a Fpcai, 300 camisas para serem distribuídas aos integrantes do Núcleo. O Prefeito fez questão de agradecer a pareceria do Rotary com a Fundação e ressaltou a importância desse apoio. Logo após foi servido um delicioso lanche.

Os idosos da Sociedade São Vicente de Paulo não ficaram de fora das comemorações, na quinta-feira, aconteceu na Sociedade, uma bela apresentação teatral.

Finalizando a Semana do idoso a sexta-feira foi marcada por um animadíssimo baile "Vermelho e Branco com o grupo Seresteiros de Arcos. Muita dança e descontração no último dia de comemoração.

Foi uma semana para ficar guardada na memória dos frequentadores do Núcleo, com atividades para todos os gostos.

...Ana Luiza Rabelo

As integrantes do Núcleo Vida Saudável foram convidadas pelo presidente do Rotary Club de Pains, Donizete Tomé Fonseca, a expor os trabalhos manuais realizados na Fundação.Serão expostos bordados, pinturas, panos de prato, aplicações, quadros entre outros.

A exposição vai acontecer no próximo sábado dia, 23, na Praça Tonico Rabelo a partir das 8 horas. Haverá também alongamento e muita animação. Todos estão convidados a prestigiar.

...Ana Luiza Rabelo

     Na última quarta-feira, 13, as participantes do Núcleo Vida Saudável através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo abraçaram a campanha "Setembro Amarelo", com o tema pela valorização da vida e prevenção do suicídio. O encontro aconteceu com a finalidade de chamar a atenção sobre a importância da valorização da vida, e a necessidade de identificar os idosos em isolamento social, abordando vivências e iniciativas para a valorização da vida.

     Ao final a palavra ficou aberta as participantes do grupo e foram distribuídas fitas amarelas.

Pagina 1 de 11

brasão jpeg

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 - Centro
Pains/MG
Fone: (37) 3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

Redes Sociais