Notícias

..... Ana Luiza Rabelo

     A Administração Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente instalou na última semana, placas de advertência e conscientização ambiental sobre o descarte de lixo em rios, que é um crime ambiental e os infratores responderão através da Lei Federal 9605/1998. 

   A Secretaria de Meio Ambiente de Pains vem realizando periodicamente trabalhos de conscientização e no mês de setembro, juntamente com parceiros realizaram um mutirão de limpeza do rio São Miguel que recolheu mais de 3,5 toneladas de lixo. 

     A educação ambiental é a base de um verdadeiro sistema de sustentabilidade. 

..... Ana Luiza Rabelo

     A Rua Coronel José Ferreira, trecho entre a praça Tonico Rabelo e a Rua João Batista Veloso se tornou mão única desde o último dia 13.

   A mudança se deve a largura da rua, que não cabe estacionamento e tráfego nos dois sentidos.

..... Ana Luiza Rabelo/Renata Ribeiro

Entre as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura, o Dia da Consciência Negra será marcado por diversas atividades. Culminando no próximo dia 17 com apresentações na Praça Tonico Rabelo a partir das 18h 30. Haverá Exposição fotográfica, roda de Capoeira de Angola , Batuque de Senzala e Maculelê. O evento está sendo promovido com o apoio do Grupo de Capoeira Legado do Alaor e Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em, 20, de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Prestigie! Traga sua família.

 

..... Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal de Pains, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no último dia 10, de 7 às 17 horas, no Salão de Eventos da Sicoob, a Primeira Conferência Municipal de Educação para monitoramento do PME e a Terceira Conferência CONAE, CONAPE/2018.

Contaram com a participação efetiva dos servidores da educação municipal, secretários municipais, representantes da sociedade civil, escolas estaduais e convidados, além do Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes e do Vice-Prefeito Geraldo de Oliveira Couto, que ressaltam a importância da Conferência para a educação do Município. A conferência contou também com o pronunciamento da pastora Berenice Rezende e do Padre Edson Augusto Teixeira, que abençoaram os trabalhos.

Os temas abordados foram o Monitoramento dos Planos Municipais de Educação - PME e o estudo dos eixos da CONAE E CONAPE/2018, ambos, espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, com o objetivo de garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional.

O monitoramento é feito diretamente pela Superintendência Regional de Ensino – SRE, sob a orientação das Analistas Educacionais da SRE educação Sueli Resende e Eliana Cançado.

Fazem parte desse monitoramento/estudo os membros da Equipe Técnica Aída Cândida de Jesus, Érica Cristina Silva Pereira e Marilene de Oliveira Silveira, nomeadas pela Portaria 111/2017, coordenadas pela Secretária Municipal de Educação.

Foram eleitos ainda, os delegados que representarão nosso município na Conferência Territorial que acontecerá dia 25/11/17 em Itaúna, onde encaminharão as propostas e sugestões para a melhoria da educação, sendo eles:

Representantes dos Profissionais da Educação:

  • Ivone Maria de Paiva e Aída Cândida de Jesus

Representante dos estudantes de graduação

  • Ana Paula Faria

Representante dos gestores municipais:

  • Marisa Gonçalves da Silva

Representantes da Sociedade Civil :

  • Fabiana Ferreira de Sá

Representantes de Pais de alunos:

  • Michely Maria Tomé

Terça, 14 Novembro 2017

Prefeito visita obras no Município

..... Ana Luiza Rabelo

   No último dia, 13, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, juntamente com o Engenheiro Denes André da Silveira, visitaram várias obras.

Quadra da Vila Crispim

   O Prefeito esteve na quadra Coberta da Vila Crispim, onde está em execução a estrutura do alambrado da Quadra. A obra, é executada pela Empresa João Antônio Empreendimentos, vencedora do processo de licitação.

   O projeto apresenta uma área total de 980,40 metros quadrados de área coberta por estrutura metálica, sendo que a mesma possui arquibancada e 2 vestiários onde os banheiros são com acessibilidade. 

O investimento no valor de R$ 446.375,79 é uma parceria da Prefeitura de Pains e Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional do Desenvolvimento (FNDE).

Quadra da Rua Bela Vista

           O Prefeito visitou também a quadraPoliesportiva Juliano Fernandes da Costa Silva na Rua Bela Vista onde foram construídos vestiários. A construção contempla  2 banheiros, sendo um feminino e outro masculino, ambos com acessibilidade, e área total de  32,07 m².

         O repasse no valor de R$50 mil foi feito por intermédio do Deputado Estadual Bosco.

       A quadra passará por pintura e ajustes finais logo após, os vestiários serão inaugurados.

Ampliação do Cemitério

   Marco Aurélio visitou também a obra de ampliação do Cemitério Municipal, onde está sendo construído um muro de arrimo para contenção e o fechamento do local. A ampliação está sendo realizada para atender os sepultamentos do Município, visto que o cemitério esta perto de atingir sua capacidade total.

Centro Administrativo

   

     Em visita a obra do Centro Administrativo próximo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , o Prefeito entrou em cada sala e analisou o espaço. A obra está em fase de emboço e chapisco na copa e banheiros, e em algumas salas estão sendo feitas divisórias.

       A Prefeitura retomou a obra em abril. Segundo o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, assim que estiver pronto, o espaço vai abrigar as secretarias que não possuem prédios próprios, e que pagam aluguel, o que vai gerar uma economia de mais de 120 mil reais anualmente para o Município. O Prefeito ressaltou também que irá investir o dinheiro arrecadado com o Programa de Recuperação Fiscal (REFIM) e também o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU), se for necessário para que a obra seja concluída.

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto ( ETE) na Rua Severiano Rabelo

     A Rua Severiano Rabelo está em obras próximo da ponte, para receber a ETE. Está sendo construído o interceptor, que irá conduzir o esgoto para a Estação de Tratamento. O Prefeito também esteve lá para conferir de perto as obras.

Rua Iolanda Campos Lopes

   O prefeito Marco Aurélio acompanhou de perto também o calçamento em bloquete que está sendo realizado na Rua Iolanda Campos Lopes, próximo a Praça Juca Maneca.

 

..... Ana Luiza Rabelo

     As Secretarias de Educação e Meio Ambiente do Município, juntamente com a Fundação CSN, mantida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), realizaram na última terça-feira, 07, uma reunião para selarem a parceria entre as instituições para a implantação do  Programa Contínuo de Educação Ambiental na rede Municipal de ensino, o mesmo será ministrado pela Fundação CSN em parceria com a Prefeitura Municipal de Pains. O programa  tem a finalidade de capacitar, treinar e mostrar aos alunos diversas questões relacionadas ao meio ambiente, tais como reciclagem, uso sustentável da água, a destinação correta dos resíduos sólidos (lixo), plantio de árvores entre outras atividades.

     O início do programa está previsto para o ano letivo de 2018. 

Pagina 1 de 35

brasão jpeg

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 - Centro
Pains/MG
Fone: (37) 3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

Redes Sociais