Segunda, 03 Fevereiro 2020

Plantas medicinais do Horto Municipal estão sendo cultivadas com sucesso

....Luanna Oliveira

O Horto Municipal está sendo cuidado com muito zelo e está a cada dia mais bonito. A implantação do Horto faz parte do Projeto de Ampliação e Fortalecimento de Ações e Serviços em Saúde (PROESF) As plantas medicinais cultivadas são para fins terapêuticos no Município. A utilização de chás é uma prática comum entre a população brasileira na obtenção de remédios, sendo uma fonte alternativa para o fortalecimento e recuperação da saúde.

Pains é um dos Municípios pioneiros no desenvolvimento deste Projeto. A estimativa é que foram plantadas mais de 2.000 mudas no horto, que está localizado na Comunidade Rural do Posto Agropecuário.

Dentre algumas espécies de mudas medicinais produzidas estão: capim cidreira, conhecida por possuir efeito calmante; o boldo que serve para tratar a má digestão, vermífugo; o funcho, muito usado para combater os gases, é diurético e antiinflamatório; o guaco, expectorante e contra a tosse.

O projeto além de fonte alternativa de tratamento e recuperação da saúde, também irá contribuir para a redução de custos com medicamentos, gerando economia nos cofres públicos, que será revertida em outras ações a saúde.