Segunda, 06 Abril 2015

Abertura do Evento em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física reúne quase 200 pessoas Foto: Elaine Martins

...Elaine Martins

A Fundação Painense da Criança, do Adolescente e do Idoso, através do Núcleo Vida Saudável (NVS), realizou, na manhã desta segunda, 06, a abertura do Evento Agita Pains, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado nesta data. O evento, uma parceria com a Prefeitura de Pains, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes e Rotary Clube de Pains, contou com palestras sobre os temas sedentarismo e atividade física e reuniu quase 200 pessoas no Centro de Convivência do Idoso João Honório Gonçalves.

A Abertura oficial foi feita pelo prefeito Robson Rodarte Lopes e contou com as presenças, da Coordenadora do NVS, Nininha Rezende; do Secretário de Esportes, Reinaldo Gonçalves; representante da Saúde, a enfermeira Renata Oliveira Nativo e o representante do Rotary Clube de Pains, Lucas Domingos Ferreira. Participaram, também, representantes das Escolas Municipais e Escola Estadual Padre José Venâncio, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Após as palestras, Sedentarismo é doença, feita pela enfermeira Renata Nativo e Atividade Física é saúde, proferida pelo educador físico, Lucas Domingos Ferreira, o público pode começar, na prática, a desenvolver exercícios. De forma bem animada, as graduandas em educação física, Amanda L. Vieira e Raíssa Goulart coordenaram um aulão de ginástica, dando início às atividades que se estendem pela semana. Na próxima quarta, 08, O NVS continua com a programação a partir das 18 horas e na sexta, 10, mais atividades, incluindo uma caminhada, estão previstas a partir das 7 horas.

Houve distribuição de panfletos com dicas para quem deseja ter saúde e bem-estar.

O evento

Considerado programa modelo de promoção da saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi decidido durante a 54a Assembléia Mundial da Saúde em 2002, que o Dia Mundial da Saúde teria como tema a promoção da atividade física.

Em Pains, encabeçado pela Fundação Painense da Criança, do Adolescente e do Idoso, através do Núcleo Vida Saudável, o evento vem sendo comemorado, anualmente, e, nesta oportunidade, vem sendo feitos alertas sobre a necessidade de exercícios físicos para uma melhor saúde. Atividade física e saúde, uma parceria perfeita!

Sedentarismo: um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas

Na última década, o sedentarismo tem sido enfrentado como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como enfermidades cardiovasculares, hipertensão, diabetes e obesidade. É reconhecido como um dos principais inimigos da saúde pública no mundo, não só pela sua alta prevalência como pela altíssima mortalidade, confirmada por recente publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta como a quarta causa de morte dentre as 19 principais, estando à frente inclusive de obesidade e hipercolesterolemia sendo responsável no mundo por três milhões de mortes. Na palestra, Sedentarismo é doença, a enfermeira Renata Nativo fez este alerta: “Sedentarismo causa obesidade e obesidade desencadeia vários outros problemas”.

Fotos da galeria: Ana Luiza Rabelo e Elaine Martins