Quinta, 13 Novembro 2014

Núcleo Vida Saudável e Escola Estadual Padre José Venâncio desenvolvem projeto com alunos Divulgação

..............Colaboração Lígia Vilela

O Núcleo Vida Saudável, que atua ao longo do ano com atividades em parceria com as instituições de ensino de Pains, realizou neste mês de novembro novas ações junto à Escola Estadual Padre José Venâncio. Com foco em assuntos culturais, os trabalhos tiveram a participação de aproximadamente 375 estudantes no total.

Na quarta-feira, 12, foi realizada uma das apresentações teatrais, no Centro do Idoso João Honório Gonçalves, preparada pelas turmas do 1º ano de Ensino Médio, 1º A e 1º B. A peça “O auto da barca do inferno”, de Gil Vicente, foi remontada pelos estudantes, que tiveram outras dezenas de colegas na plateia.

De acordo com a professora Eunice Adriana de Mendonça, a atividade está relacionada à disciplina de Empreendedorismo e Gestão, por meio da proposta “Reinventando o Ensino Médio”. “A Nininha, coordenadora do Núcleo Vida Saudável, se dispôs a nos ceder o espaço, para sairmos um pouco do ambiente escolar. O empreendedorismo é isso, é se reinventar. Foi muito positiva a evolução dos alunos, e envolvimento das turmas. No primeiro semestre fizemos muitas aulas teóricas e agora foi o momento de prática”, explica.

Para a coordenadora do Núcleo Vida Saudável, Nininha Rezende, a inserção dos jovens em ambientes fora da escola, ajuda a desmistificar a ideia de aprendizado por meio do quadro negro. “O ensino e a aprendizagem vão além do quadro negro. Sair daquele ensino, só da sala de aula, e deixar eles criarem, os leva a perceber seus papeis de protagonistas em suas vidas e na sociedade. Os meninos estão buscando. Sinto que eles querem mais. E a gente tem que dar apoio, dar esse suporte, porque eles são capazes. Eles estão deixando de lado o celular e se abrindo a novas descobertas e possibilidades”, argumenta a colaboradora.

Folia de Reis

No dia 4, cerca de 75 alunos foram a Centro do Idoso João Honório Gonçalves para a exibição do documentário sobre o senhor Antônio Torresmo, liderança da Folia de Reis em Pains. O material integra a série “Interior/Dia”, do Canal Brasil GLOBOSAT e é fruto do trabalho do cineasta Luiz Carlos Lacerda (Bigode) e do Diretor de fotografia e câmera Alisson Prodlik.

O senhor Antônio, juntamente com outros integrantes do grupo, Tigino e Melviano, estiveram presentes e participaram do debate promovido após a exibição. O chefe de gabinete da Prefeitura, Amir Otoni, também participou do debate e citou o filme Cafundó, que é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX e que está disponível para empréstimo no Cineclube.

De acordo com a professora Angélica Maria de Faria, a atividade faz parte do projeto Educação para a Vida, que tem como objetivo resgatar a cultura do município, principalmente a cultura religiosa. “O projeto busca um olhar diferente para a cidade, com a valorização das tradições e a transmissão de conhecimento”, observa a educadora.

Também integram o projeto os professores Ernani Vigilato, Jordana Karla e Paula Márcia. A culminância do projeto, que envolve alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, será no dia 24 próximo.

Foto 1: No dia 4 de novembro, houve exibição de documentário e debate

Foto 2: A professora Angélica (esq.) com alunos e integrantes da Folia de Reis

Foto 3: Na última quarta-feira, os alunos desenvolveram uma apresentação teatral

Foto 4: A peça “O auto da barca do inferno”, de Gil Vicente, foi remontada pelos estudantes