Terça, 28 Janeiro 2020

Prefeitura de Pains trabalha para reparar os estragos da forte chuva

.....Luanna Oliveira

Equipes de trabalho da Prefeitura Municipal estão nas ruas, desde a última sexta-feira, dia 24, para reduzir os impactos provocados pelo temporal que atingiu o município, provocando alagamento em vários pontos da cidade.

A Defesa Civil relatou que, até o momento, oito residências foram atingidas, sendo ao todo dezessete pessoas afetadas pela forte chuva. Quatro famílias foram retiradas de seus imóveis devido ao grande volume de água, sendo alocadas em abrigos seguros, um deles foi custeado pela Administração Municipal.

A moradora Maria da Conceição Carvalho Gonçalves agradece o trabalho da Administração que não mediu esforços para fornecer todo o auxílio possível. “Liguei para o Geraldo da limpeza, às 5 horas da manhã e de imediato ele e a Ana Luiza, coordenadora da Defesa Civil foram até a minha residência juntamente com a equipe da prefeitura e meus vizinhos nos ajudaram na retirada dos móveis, mantimentos, de forma segura. Se não fosse a ajuda da prefeitura, com a disponibilidade do maquinário, não teria dado tempo de salvar minhas coisas. A casa onde eu morava até o momento está interditada”, relatou a moradora.

Várias ações em conjunto entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Obras, Transportes, setores de Engenharia e Limpeza Urbana foram e estão sendo realizadas como reparos as danificações no calçamento e obstruções em vias públicas; limpeza das ruas e estradas rurais, liberando o acesso na comunidade do Madembo e Corumbá; esvaziamento do lago Dona Ziza; desobstrução da vazante, para escoamento da água; distribuição de roupas infantis, caixa de leite, roupas de cama e cobertores a uma família.

A rua José Bonifácio (atrás do estádio) continua interditada, a equipe de obras e engenharia está trabalhando para liberar o acesso seguro. A Administração pede a colaboração da população para respeitar a área demarcada e não ultrapassar o limite de segurança.

O Município ainda solicita aos moradores atenção no descarte de lixo, que é um dos principais fatores que provocam a redução da vazão das galerias pluviais.

A Defesa Civil Municipal está à disposição dos painenses, por meio do telefone 37 99902.5622.