Terça, 28 Janeiro 2020

Secretaria de Saúde pede apoio da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti

......Ana Luiza Rabelo / Luanna Oliveira

A Prefeitura Municipal, através Secretaria de Saúde pede a colaboração da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Em Pains, foi realizado o Levantamento de Índice Rápido (Lira), seguindo o calendário epidemiológico e foi constatado que o índice de infestação do mosquito é de alto risco, chegando a 10,7 por cento. O aceitável segundo o Ministério da Saúde é de 1 por cento. A cidade corre um grande risco de ter uma epidemia de alto risco.

Segundo o coordenador do setor de Endemias, João de Oliveira é muito importante que a população faça sua parte. “Corremos alto risco de epidemia, foram visitados 233 imóveis e de 44 tubitos (amostras de larvas) recolhidos, 25 deram positivo. Encontramos muitos focos em vasilhas com água para animais, vasos de plantas, em suportes que ficam atrás de geladeiras, ralinhos de banheiros e vasos sanitários, que não estão em uso. Cada um tem que se mobilizar e não deixar água parada. Estamos passando por um período de muitas chuvas, o cuidado tem que ser redobrado,” salienta o coordenador.