Quarta, 15 Janeiro 2020

Contribuinte pode destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência

....Ana Luiza Rabelo/Luanna Oliveira

É possível direcionar uma parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Desta forma o cidadão estará contribuindo com os projetos sociais realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, como o Proteja: "Todos Juntos pelas Crianças e Adolescentes", que oferece Rua de Lazer todos os meses, para as crianças da cidade e da zona rural.

Esse direito existe desde 1990, quando o Fundo foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os Fundos são administrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e financiam projetos sociais por todo o Brasil.

Segundo notícia da Confederação Nacional dos Municípios, 70%, ou seja, quase 3,9 mil municípios brasileiros, ainda não captam doações ou não instituíram o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pains está entre os poucos municípios mineiros regulares FIA, por essa razão, conseguiu captar, com recursos da doação do Imposto de Renda R$ 17.300,00.