Sexta, 06 Dezembro 2019

Prefeitura através do NASF realiza atividades de educação alimentar nas escolas estaduais

As acadêmicas do  internato rural  da direita p esquerda: Joyce Herédia e Marinara Mary As acadêmicas do internato rural da direita p esquerda: Joyce Herédia e Marinara Mary Divulgação

.... Ana Luiza Rabelo/ Marinara Mary

Nos dias 06, 07 e 20 de novembro, foram realizadas atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas estaduais “Padre José Venâncio” (Ginásio) e “Maria Luiza das Dores” (Vila Costina), como parte do Programa Saúde na Escola (PSE). As atividades foram realizadas pela Nutricionista do Núcleo de Apoio a Família (NASF-AB) Karine Noronha e as acadêmicas do Internato Rural de Nutrição da UFMG, Joyce Herédia e Marinara Mary, visando promover saúde e educação para os estudantes.

Nessa atividade foi discutido o grau de processamento dos alimentos de acordo com o Guia Alimentar para a população Brasileira, do Ministério da Saúde, e as propagandas de alimentos ultraprocessados e sua influência nos nossos hábitos alimentares. Os alunos produziram cartazes, músicas e paródias com propagandas negativas sobre esses alimentos e propagandas positivas sobre alimentos saudáveis, como os in natura (frutas, legumes, verduras). Na Escola Estadual Maria Luiza das Dores, os alunos também produziram e degustaram opções de sucos naturais utilizando combinações diversificadas e nutritivas. Com essas atividades de educação espera-se uma compreensão a cerca do consumo desses alimentos e sua influência sobre nossa saúde.