Terça, 26 Novembro 2019

Período de chuva exige cuidados redobrados para evitar proliferação do mosquito da dengue

.... Luanna Oliveira

Os cuidados no combate ao mosquito Aedes Aegypti devem ser durante todo ano, mas principalmente no período de chuvas, pois aumenta o risco de proliferação do mosquito, isso porque com água empoçada, os mosquitos depositam seus ovos e as lavras desenvolvem.

A população deve se conscientizar, pois a maneira eficaz de prevenir a dengue, chikungunya, zika e a febre amarela é não deixar água parada. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, caixas d’água, garrafas, vasos de flor e principalmente em comedouros para animais.

A Prefeitura de Pains realiza o trabalho de combate à dengue continuamente. A equipe de Combate às Endemias vistoria os domicílios do Município e orienta a população sobre a importância de eliminar objetos que acumulam água e possam servir de criadouro para o mosquito.

Faça sua parte!

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tampar ralos;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Eliminar recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

As principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são:

(fonte:http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes)

Febre Amarela: febre alta, mal estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.

Dengue: febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também podem haver manchas vermelhas no corpo e coceira.

Zika: recente no Brasil e que tem provocado muita preocupação, principalmente nas gestantes, pelo fato de estar sendo associada às ocorrências de microcefalia em recém-nascidos. Sintomas: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.

Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.