Sexta, 22 Novembro 2019

Palestra “Gestão de Empreendimentos Turísticos” abordou temas importantes para o fomento da cidade

....Luanna Oliveira

A Prefeitura Municipal através da Secretária de Meio Ambiente e Turismo promoveu uma palestra sobre empreendedorismo, em parceria com o SEBRAE e Circuito Grutas e Mar de Minas.

A palestra com o tema “Gestão de Empreendimentos Turísticos” foi realizada, na última quarta-feira, dia 20, no espaço Mais Cultura e foi ministrada pelo consultor do SEBRAE, Tom Pires. O evento contou com a participação de comerciantes e empreendedores locais, representantes do SEBRAE e do Circuito Grutas e Mar de Minas, funcionários da prefeitura, da Secretária de Meio de Ambiente e turismo, Ana Luisa Rodrigues, da secretária de Cultura, Márcia Rabelo e do Secretário de Cultura, Esporte Lazer e Turismo, da cidade de Pimenta, Paulo Esteves.

O palestrante destacou a importância de trabalhar o turismo no Município e como as ações de gestão podem transformar a realidade do local, atraindo os turistas e agregando valor a cidade. Que idéias simples podem se transformar em geração de emprego e renda, por meio do conhecimento em gestão turística. Tom abordou os seguintes temas:

$1·         O turismo em números a nível global (por exemplo, 9% do PIB mundial vêm do turismo);

$1·         Hospitalidade e serviço de qualidade. (É muito mais que visitar um lugar e guardar lembranças, elas querem as experiências e sensações que as façam felizes, as pessoas querem emoções. Quando as pessoas viajam, elas vivenciam a natureza, renovam suas energias, edificam uma parte de sua existência e têm micro momentos de felicidade, e é isso que as pessoas buscam e as fazem retornar ao local);

$1·         A cadeia logística do turismo, desde uma ideia, passando pela transformação dessa ideia em um produto, que vira um negócio, que se torna auto-sustentável;

$1·         A participação da iniciativa privada para o turismo;