Quinta, 12 Setembro 2019

Prefeitura desenvolve Projeto "Salvem as plantas que salvam vidas”

...Ana Luiza Rabelo

Na último dia 30, teve início na Escola Municipal Professor João Batista Rodarte o Projeto "Salvem as plantas que salvam vidas”, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde. Essa Projeto visa captar mudas para o Horto de Plantas Medicinais através de uma pesquisa que será realizada pelos alunos para resgatar plantas que tem função terapêutica e estão ameaçadas, além de preservar o conhecimento e a tradição popular da região. O projeto foi apresentado pela Nutricionista do NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), Karine Noronha e pela Enfermeira Claúdia Goulart. As turmas que levarem a maior variedade de mudas serão premiadas. A próxima fase do projeto será a visita de todas as crianças da escola ao horto que fica na Comunidade do Posto Agropecuário.

Criação do Horto

Está em implantação o Projeto de Ampliação e Fortalecimento de Ações e Serviços em Saúde (PROESF), visando o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Projeto visa construir um Horto para cultivo de plantas medicinais para fins terapêuticos no Município.

A empresa vencedora do processo licitatório que está desenvolvendo o projeto é a Madereira Pimentel e Santos. A empresa deu início nos últimos dias a construção do horto, na região do Posto Agropecuário. Para sua construção e para realização de seminários a Prefeitura Municipal vai investir 125 mil reais, sendo R$ 120 mil reais através do convênio assinado como Ministério da Saúde e R$ 5 mil reais e contrapartida do Município. Toda a cidade está sendo mobilizada para a importância deste Projeto.

A utilização de chás e preparados caseiros de plantas medicinais é uma pratica comum entre a população brasileira na obtenção de remédios. O Projeto visa valorizar este conhecimento envolvendo principalmente pessoas do Município que detenham tais conhecimentos para auxiliar na criação do horto de plantas medicinais, fonte alternativa de tratamento e recuperação da saúde.