Quarta, 28 Agosto 2019

Prefeitura através das Secretarias de Cultura e de Educação realiza Projeto de Educação Patrimonial

Foto 1: Da esquerda p direita a Secretária de Educação Cirlene Costa, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo e a Secretária de Cultura Márcia Rabelo / Foto 2:  Pratos mineiros apresentados no Projeto de Educação Patrimonial  / Foto 3: O Prefeito de Arcos Denilson Teixeira (esquerda), fez questão de prestigiar o evento, (à direita) o Prefeito Marco Aurélio / Foto 4: Professores e alunos das Escolas Municipais participaram do desenvolvimento do Projeto Foto 1: Da esquerda p direita a Secretária de Educação Cirlene Costa, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo e a Secretária de Cultura Márcia Rabelo / Foto 2: Pratos mineiros apresentados no Projeto de Educação Patrimonial / Foto 3: O Prefeito de Arcos Denilson Teixeira (esquerda), fez questão de prestigiar o evento, (à direita) o Prefeito Marco Aurélio / Foto 4: Professores e alunos das Escolas Municipais participaram do desenvolvimento do Projeto Fotos: Cássia Gabrielle

...Ana Luiza Rabelo

No último dia 23, a Praça Juca Maneca foi tomada por aromas e sabores em uma ação de culminância do projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação.

Após diversas oficinas culinárias desenvolvidas nas escolas, visitas in loco nas queijeiras, nas residências de produtores de doces e quitandeiras da comunidade, os alunos produziram diversos poemas, desenhos, cadernos de receitas, docinhos e caldos para degustação, que foram espalhados por diversos stands, extremamente lindos e enfeitados como de cozinhas rurais.

Os presentes puderam se deliciar provando as mais diversos doces entre eles cocada, paçoca de pilão, doce de leite, doce de abóbora, de arroz, geléia... além do pão de queijo, queijos diversos, broas, caldos de feijão e mandioca, além do cenário para fotografia, um banner painel, em tamanho real, uma casa de pau a pique, com banco de madeira a frente, que provocou encantamento e fila para registrar o momento.

Esta ação vem de encontro à proposta da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema: “Culinária e Patrimônio”, ação que acontece desde 2009, e que teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984.A 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – edição 2019 – pretende promover uma memória, afetiva, olfativa e gustativa com o tema: Culinária e Patrimônio, voltando seu olhar para um campo da vida cotidiana que é carregado de sentidos, de memórias, de histórias e de referências do povo mineiro e sua cultura.”