Quarta, 22 Agosto 2018

Projeto de Educação Patrimonial resgata história dos ex-prefeitos painenses

Foto1: O Aluno da Escola Municipal José Maria da Fonseca homenageou os  familiares do ex-prefeito José Rabelo Sobrinho / Foto2: Os alunos da Escola Municipal João Batista Rodarte homenagearam José Joaquim Goulart, Antônio Rodrigues Rabelo, Dr. Sócrates Bezerra de Menezes e Arlindo de Melo e as primeiras damas / Foto3: Os familiares do ex-prefeito Tonico Rabelo recendo homenagem / Foto4: Os alunos do Cemei Sinhá Natico prestaram homenagem aos ex-prefeitos, Benjamin Alves Rabello, Dr. Francisco de Assis D’Ávila e José Batista de Castro. Foto1: O Aluno da Escola Municipal José Maria da Fonseca homenageou os familiares do ex-prefeito José Rabelo Sobrinho / Foto2: Os alunos da Escola Municipal João Batista Rodarte homenagearam José Joaquim Goulart, Antônio Rodrigues Rabelo, Dr. Sócrates Bezerra de Menezes e Arlindo de Melo e as primeiras damas / Foto3: Os familiares do ex-prefeito Tonico Rabelo recendo homenagem / Foto4: Os alunos do Cemei Sinhá Natico prestaram homenagem aos ex-prefeitos, Benjamin Alves Rabello, Dr. Francisco de Assis D’Ávila e José Batista de Castro.

....Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Cultura, realizaram no último dia 17, a Culminância do Projeto de Educação Patrimonial “Resgatando Histórias da Formação Política (prefeitos in memorian) no município de Pains”. As apresentações tiveram início às 8 horas na Praça Tonico Rabelo. A abertura contou com a execução do hino nacional regida pelo maestro Cleber e pelos alunos do Escola Municipal Professor João Batista Rodarte. A Praça Tonico Rabelo foi palco de fotos, cartazes, desenhos, maquetes, contando a história dos ex-prefeitos.

A Escola Municipal Professor João Batista Rodarte apresentou trabalhos, sobre os ex-prefeitos José Joaquim Goulart, Antônio Rodrigues Rabelo, Dr. Sócrates Bezerra de Menezes e Arlindo de Melo.

Os alunos da Escola Municipal José Maria da Fonseca resgataram as memórias dos prefeitos José Rabelo Sobrinho, Ary Aluísio Soares, José Rodrigues Goulart e José Maria da Fonseca.

Já os pequenos do Centro de Educação Infantil Cemei Sinhá Natico apresentaram aos convidados um pouco da história administrativa do município, dos prefeitos: Benjamin Alves Rabello, Dr. Francisco de Assis D’Ávila e José Batista de Castro.

A Culminância do Projeto foi um momento que levou emoção aos presentes, os alunos se caracterizaram de prefeitos e primeiras damas, houve exposição de trabalhos e teatro. Os familiares dos ex-prefeitos receberam uma bela homenagem. O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes fez questão de acompanhar de perto todas as apresentações e emocionado agradeceu pelo belo trabalho realizado e pela homenagem recebida. "Foi maravilhoso poder recordar momentos do meu avô Tonico Rabelo, uma pessoa tão especial para mim. As Secretarias de Cultura e de Educação estão de parabéns, os alunos brilharam em suas apresentações" ressaltou ele.

A execução do projeto durou vários meses onde foram feitas pesquisas, entrevistas com familiares, passeios em antigas moradias, visitas a obras construídas durante a gestão, estudo das biografias e releituras das obras.