Quarta, 08 Novembro 2017

Prefeitura é iluminada em alerta ao "Novembro azul"

Prefeitura é iluminada em alerta ao "Novembro azul" Foto: Ana Luiza Rabelo

..... Ana Luiza Rabelo

Este mês a Prefeitura Municipal está iluminada com cores azuis. As lâmpadas de vapor metálico foram instaladas em prol da conscientização ao câncer de próstata "Novembro Azul“.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Câncer de próstata

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. Estas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata.

As células neoplásicas têm a capacidade de invadir os tecidos e se disseminam por órgãos distantes, seja por via linfática (comprometendo os gânglios) ou sanguínea (principalmente os ossos).

O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.