Sexta, 06 Outubro 2017

Prefeito participa da 13ª edição de Fóruns Regionais em Varginha

O Prefeito Marco Aurélio juntamente com o Secretário de Estado de Governo Odair Cunha O Prefeito Marco Aurélio juntamente com o Secretário de Estado de Governo Odair Cunha Fotos: Sânzio Rafael Ribeiro

O Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes esteve nesta quinta-feira , 28, em Varginha, onde participou da 13ª edição do Circuito dos Fóruns Regionais do Governo de Minas Gerais. O evento, destinado a ouvir demandas de municípios contou com a presença do Governador Fernando Pimentel e do Secretário de Estado de Governo Odair Cunha, além de outras autoridades. As atividades foram abertas à população, e aconteceram no Centro Administrativo do Sul de Minas.

Autoridades, representantes políticos e lideranças da região destacaram a importância de o governo criar um mecanismo de diálogo entre as estruturas do Estado e a população de cada Território de Desenvolvimento.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, explicou que a iniciativa serve para mostrar que o Estado deve ser colocado à disposição da população. “O que nós queremos com os Fóruns Regionais é adotar um método de governo. Não é só o governador que deve ouvir a comunidade, são os atores políticos, os agentes públicos. O aparelho de Estado precisa estar à altura de quem nós representamos. É uma atitude não do governador, mas do governo”, esclareceu.

Os Fóruns Regionais de Governo foram criados há quase dois anos por meio de decreto do governador Fernando Pimentel. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, é um dos pilares da administração estadual e tem o objetivo de incluir a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

A divisão territorial do Estado proporcionou, nesse período, a realização de mais de 1.400 reuniões em mais de 600 municípios, com a participação de milhares de pessoas. Os primeiros encontros serviram para fazer um diagnóstico dos territórios a partir de levantamento feitos pela sociedade civil, prefeitos, vereadores e representantes de órgãos da União com atuação regional.