Segunda, 28 Março 2022

Secretaria Municipal de Cultura presente no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo

.....Luanna Oliveira

A Secretária de Cultura Márcia Rabelo participou do 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo realizado nos dias 22 e 23 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O evento foi uma realização da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo – Secult e teve como objetivo debater temas relacionados às políticas públicas de Cultura e Turismo no Estado, além de comemorar o lançamento do Ano da Mineiridade, fato que contou com a presença do Governador Romeu Zema.

Cerca de 700 gestores municipais dos setores de cultura e turismo participaram do evento, que contou na terça-feira, dia 22, com a Aula Magna “Mineiridade com Cultura e Turismo”; um bate papo com o Secretário de Estado, Leônidas Oliveira; palestra “Descentra Cultura Minas Gerais e seus impactos”, além da exposição dos estudos de casos “As vantagens da urbanidade para cultura e turismo”; “Cidades e a cozinha mineira”, “Marketing das águas em Minas”, “Paisagem cultural – a natureza e as cidades” e “Cicloturismo cultural”.

Já na quarta-feira, dia 23, houve o Encontro setorial para gestores, presidentes e diretoria das IGRs/Circuitos Turísticos e também um encontro dos gestores municipais com Diretoria da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo.

O evento contou também com discussões setoriais sobre os temas “Marketing da Mineiridade”; “IGRs Turismo e Cultura – Transversalidades”; “Fomento e leis de incentivo” e “ICMS Turístico e Patrimônio cultural, desburocratização” e o lançamento oficial no Ano da Mineiridade, que busca exaltar as características de Minas Gerais.