Sexta, 25 Novembro 2022

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue Divulgação
Luanna Oliveira
A Prefeitura Municipal, por meio dos Agentes de Endemia, realizou na última quinta (24) e sexta-feira (25) mais um mutirão de limpeza para o combate à dengue no Município.
A ação foi realizada em toda a cidade e em comunidades rurais e recolheu 05 caminhões de lixo.
Período de Chuvas
Devemos redobrar a atenção e os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com as pancadas de chuva e as altas temperaturas, a população deve estar atenta.
O Aedes Aegypti vive em ambiente público e domiciliar. O poder de reprodução é enorme. O ovo do mosquito da dengue, consegue sobreviver por mais de um ano, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Por isso, para a prevenção dessas doenças, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida.
Algumas recomendações são fundamentais como separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na porta de casa ou na calçada, somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos. Vale destacar que uma tampinha de refrigerante, um copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.
Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa, por exemplo, são outras importantes ações que, se realizadas regularmente, evitam focos do Aedes Aegypti.