Sexta, 01 Julho 2022

Prefeitura Promove curso gratuito de libras

Prefeitura Promove curso gratuito de libras Foto: Ana Luiza Rabelo

....Ana Luiza Rabelo

Com o objetivo de promover a inclusão social e escolar de estudantes com deficiência auditiva e no aparelho fonador, a Prefeitura de Pains, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o curso gratuito de formação básica em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ação é destinada aos profissionais da rede municipal de ensino, da educação infantil da Escola Municipal José Maria da Fonseca (EMJMF).

As aulas estão sendo realizadas na (EMJMF), com a professora tradutora e intérprete de Libra, Flaviane Soares Costa Pedroso, quinzenalmente para profissionais da educação, das 17h30 às 19h30 horas. Ao todo, 27 profissionais fazem parte da capacitação.

Para os servidores, a abordagem é de comunicação cotidiana. O curso tem duração de 6 meses e oferecerá aos participantes certificação do curso básico de libras.

Segundo a Professora Flaviane “a importância que a prefeitura deu em implantar o curso de libras no Município foi muito valiosa, porque é fundamental disseminar a inclusão, precisamos dessa visão em todas as áreas. A educação é a porta de entrada para a inclusão , é um aprendizado que reflete na sociedade”.

De acordo com a secretária de Educação, Cirlene Maria da Costa Luz, a capacitação em Libras é fundamental e elimina as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos. “O curso é de extrema importância em benefício ao desenvolvimento socioafetivo e cognitivo, promovendo a inclusão social desses alunos. A intenção é ampliar as possibilidades de comunicação dos professores e familiares, pois todos têm o direito de se sentir pertencentes e essa ação é para todos”, destacou a Secretária.