Segunda, 25 Outubro 2021

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue Foto: Sânzio Ribeiro

....Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal, por meio dos Agentes de Endemia, realizou na última sexta-feira, 22, mais um mutirão de limpeza para o combate à dengue no Município. A ação foi realizada em toda a cidade e recolheu 08 caminhões de lixo.

Conforme o coordenador de Endemias, João de Oliveira é muito importante a participação de cada morador, que pode aproveitar esse momento para descartar todo aquele material que a coleta de lixo não recolhe e que pode ser um possível criadouro para mosquito Aedes Aegypti. “Tudo o que pudermos recolher é importante para evitar o foco e a proliferação do mosquito, nada é em vão. Então, sexta-feira foi o dia que as pessoas puderam aproveitar e descartar esses possíveis criadouros, seja um tanquinho velho ou fogão, pneu, lata, plástico, garrafa, enfim, tudo aquilo que ela tinha no quintal e que ela não utilizava”, ressalta.

Os Agentes de Endemias contaram coma participação de funcionários de várias secretarias para realização do mutirão. Juntos a Administração Municipal pode trabalhar de forma mais eficiente para recolher todos os materiais descartáveis que os moradores colocaram para fora.

Lira

É comum no verão aumentar os casos de dengue porque faz mais calor e chove muito, favorecendo, assim, o aumento da população do agente transmissor, do mosquito Aedes Aegypti. Em Pains, foi realizado na última semana o Levantamento de Índice Rápido (Lira), e foi constatado que o índice de infestação do mosquito no Município é de 3,4%, sendo que o aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.   O índice de infestação do mosquito em Pains foi considerado alto. A cidade corre um grande risco de ter uma epidemia, por isso a Secretaria de Saúde pede o apoio da população.