Terça, 19 Outubro 2021

Prefeitura no combate ao câncer de mama

A Prevenção é o melhor caminho para combater o câncer de mama

....Luanna Oliveira / Fausto Simões

A Secretaria Municipal de Saúde de Pains promoveu a realização de 75 exames de mamografia neste mês de outubro, no Centro Viva Vida, na cidade de Santo Antônio do Monte. Os exames são oferecidos pelo SUS para mulheres de 50 a 69 anos ou mulheres com idade inferior com histórico de câncer na família.

mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações. Esse exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

Outubro Rosa

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.