Quinta, 16 Setembro 2021

Secretaria Municipal de Saúde recebe novos estagiários do Internato Rural da UFMG Foto: Ana Luiza Rabelo

....Luanna Oliveira

A Secretaria de Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, por meio do Internato Rural conta com novos estagiários do curso de Enfermagem e Medicina.

Os alunos exercem nas unidades de saúde locais, atividades de cuidados primários tais como consultas, investigação epidemiológica, administração dos serviços de saúde, entre outros. Todos os serviços ofertados pelos alunos são orientados.

O Município conta com dois estagiários médicos Lucas Garcia de Figueiredo Colin e Leandro Nickel Saude e duas estagiárias de enfermagem Roberta Nascimento Schultz e Cristiana Mattos Camargo de Oliveira que oferecem suporte nas comunidades rurais e nos postos de atendimento da cidade.

O Programa foi implantado em Pains, com objetivo de proporcionar um atendimento mais amplo e auxilio as equipes já existentes no município. O Internato Rural nasceu em 1978, a partir do processo de mudança pelo qual passou a educação no País e, em especial, na Faculdade de Medicina da UFMG, como objetivo de formar um médico generalista, policlínico, capaz de prestar assistência primaria de saúde a exercer a medicina comunitária.

O Prefeito Marco Aurélio agradeceu aos professores e a Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, pela parceria e agradeceu aos estagiários pelo empenho e dedicação nos trabalhos desenvolvidos no Município

O Município disponibiliza uma casa para a hospedagem dos estagiários e também uma ajuda de custo para as despesas pessoais.