Terça, 02 Março 2021

Base Descentralizada do Samu “Marlene Rabelo” realizou 525 atendimentos em Pains desde a sua inauguração Arquivo Ascom

O serviço foi inaugurado no dia 22 de junho de 2020

....Luanna Oliveira

Desde o início do funcionamento da Base Descentralizada Marlene Rabelo (Samu) em Pains , no dia 22 de junho de 2020, foram 147 orientações médicas e 378 atendimentos no município, sendo 43 por Unidade de Suporte Avançado (USA) e 335 por Unidade de Suporte Básico (USB).

Os atendimentos foram prestados a 209 homens e 169 mulheres, sendo a maioria, pessoas com mais de 60 anos, tendo como ocorrência mais comum, causas clínicas.

Todas as chamadas de emergência são recebidas diretamente pela Central Reguladora, localizada em Divinópolis. A partir desta Central, é que todas as outras ambulâncias da região são acionadas, incluindo a de Pains.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência existe na macro região desde 2017, Pains era atendido através da base de Pimenta e casos mais graves através da base de Formiga.

Pensando em melhorar a agilidade e qualidade dos atendimentos de urgência no Município, o Prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes foi atrás de possibilidades que viabilizassem uma base em Pains, e hoje isto é uma realidade.

A Base do Samu, localizada na Rua Doresópolis (antigo prédio da Apae – Vila Crispim), conta com garagem para ambulância, dormitórios, banheiros, cozinha e um cômodo para a limpeza, obra de melhorias realizada pela Administração Municipal para o funcionamento adequado do Samu.