Sexta, 22 Janeiro 2021

Prefeitura pede a colaboração da população na separação do lixo para coleta seletiva Foto: Sânzio Ribeiro

...Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a Associação de Catadores Amigos de Pains, executa nas segundas, quartas e sextas-feiras a coleta seletiva na zona urbana, nas terças-feiras, na zona rural e nas quintas-feiras nas empresas parceiras. A ACAP foi fundada em 16 de maio de 2005. A coleta é realizada porta a porta, através de um caminhão coletor (adaptado) cedido pela Prefeitura. Essa ação é fundamental para o meio ambiente, porque por meio dela, há economia de energia, o lixo ganha destinação adequada e o uso de matéria-prima diminui.

A separação e prensagem dos materiais são executadas pelos Associados da Associação de Catadores Amigos de Pains (ACAP). A ação é simples e requer dos moradores apenas a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. O que é o lixo orgânico? Toda sobra de alimentos, cascas de legumes e frutas.

E o lixo reciclável? Jornais, revistas, papelão, PET, embalagens de limpeza, latinhas, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens de leite e outros. Além de separar, essas embalagens destinadas a reciclagem devem ser lavadas, pois essa ação simples evita a presença de insetos.

Fique atento aos dias de coleta seletiva. Sua participação é fundamental nesta ação que estimula o emprego e a renda, além de promover importante ação ambiental na preservação do meio ambiente.

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente prestam todo suporte na gestão da Associação.

Cooperativa de Catadores

Em Pains toda a coleta seletiva é realizada pela ACAP. O trabalho de reciclagem do lixo possibilita um incremento em rendimentos mensais, beneficiando várias famílias. A ACAP é uma associação que hoje possui oito associados e recicla em média 370 toneladas de material por ano. Busca incentivar a coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis, oportunizando a oferta de empregos e contribuindo para a conscientização ambiental com uma maior participação da comunidade na preservação do meio ambiente.

Construção de galpão de reciclagem

Em abril de 2019 a Prefeitura inaugurou o galpão de Reciclagem Simone Alves de Melo, obra de 140 mil reais. O galpão possui 354 metros quadrados e conta também com um bloco de apoio, que contempla banheiros e cozinha, e foi construído com o objetivo, de proporcionar aos membros da (ACAP) uma estrutura segura e adequada para realização da coleta seletiva.