Quinta, 03 Dezembro 2020

Prefeitura realiza várias ações no combate ao Covid 19

No Município já foram realizados 664 testagem para o novo coronavirus

.....Luanna Oliveira

A Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde está tomando várias medidas preventivas no combate ao Covid-19.

A adoção das medidas foi estabelecida, desde o início da pandemia no país, por meio de decretos estando em concordância com as determinações da Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, como a criação do Gabinete de Crise de Enfrentamento ao Covid 19; Decreto 059/2020 que determina o uso obrigatório de proteção facial; decretou normas de segurança para o funcionamento do comércio; a marcação de faixas de segurança nas entradas dos estabelecimentos; distribuição de cartilha com medidas de prevenções, feita pelas Agentes de Saúde e Vigilância Sanitária; distribuição de totens com dispenser de álcool em vários locais; distribuição de tapete sanitizante; desinfecção de vias públicas na cidade e zona rural; distribuição de máscaras faciais; além da realização de campanhas de mobilização e conscientização sobre as ações de prevenção divulgadas na rádio e em redes sociais da Prefeitura.

O Município garantiu a segurança alimentar e nutricional dos alunos da Rede Municipal de ensino, com a distribuição de Kits de Alimentação Escolar, assim como das famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, com a doação de cestas básicas.

O Gabinete de Crise de Enfrentamento orientou todos os estabelecimentos (comércios, fábricas e indústrias) sobre o distanciamento em filas, os protocolos de higienização e sobre uso obrigatório de máscaras. As indústrias elaboraram Plano de Contingência para a manutenção de suas atividades.

A Secretaria de Saúde está atuando com total responsabilidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. No Município foram diagnosticados 148 pessoas e foram realizados 664 testagens através de exames de sorologia, RT-PCR e antígeno e teve 01 óbito (até a data de 02/12). Quando o paciente é diagnosticado positivo ao Covid 19, ele é monitorado diariamente por profissionais da saúde e recebe todas as orientações necessárias.

Cada cidadão tem que fazer, também, a sua parte para combater a propagação do Covid-19 mantendo todos os cuidados, usando máscaras, álcool gel, e evitando aglomerações.