Quarta, 08 Abril 2020

Secretaria de Saúde orienta sobre o atendimento nos Postos e Hospital Municipal

Secretaria de Saúde orienta sobre o atendimento nos Postos e Hospital Municipal Imagem da internet

Devido à pandemia do Covid-19, os serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde de Pains sofreram alterações, a fim de resguardar o usuário, preservando sua saúde e prevenindo o contágio e transmissão do vírus.

No Hospital Municipal, os atendimentos serão apenas em casos de urgência e emergência (dor aguda abdominal e torácica, dor de cabeça grave, infecções respiratórias e falta de ar).

Os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde ficaram da seguinte forma:

- Nas especialidades médicas, os atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia estão sendo realizados em gestantes e em casos de urgência ginecológica.

- Médico Clínico Geral: Casos de processos infecciosos, febre, dor forte, tosse persistente, manifestações respiratória, dores de início repentino (abdominares, pélvicas, musculares, etc);

- Psicólogo: Casos de autoextermínio e urgência;

- Dentista: Dor de dente, hemorragia;

- Enfermeiros:Todos os serviços prestados anteriormente pela equipe de enfermagem (curativos, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, vacinação rotina e campanha) não houveram alterações. A vacinação da Influenza (gripe) está sendo realizada em domicílio aos idosos.

Os serviços suspensos foram:

- Fisioterapia domiciliar e no Centro de Fisioterapia;

- Atividades coletivas e grupos realizados pelo NASF;

- Atendimento fonoaudiológico;

- Psiquiatria;

- Urologia

-Cardiologia

-Pequenas cirurgias

Covid - 19

O protocolo de atendimento seguido pelos médicos das UBS em casos suspeitos do Covid-19:

O paciente realiza a triagem e de acordo com os sintomas relatados, caso febre e tosse, é oferecida máscara de proteção e o paciente aguarda atendimento médico respeitando distanciamento seguro.

Durante o atendimento, caso o paciente apresente sintomas e passa a ser suspeito de Covid-19, é assinado um termo de isolamento, que o indivíduo se compromete a realizar pelo prazo de 7 dias. Caso os sintomas persistam após isso, ficará em isolamento por mais 7 dias.

Os pacientes suspeitos de Covid-19 estão sendo monitorados pelo profissional de saúde diariamente, via telefone. O monitoramento é realizado durante 14 dias, a partir do dia da consulta médica com pedido de isolamento social.

Para submeter ao teste laboratorial, seguindo o critério médico, o paciente tem que apresentar sintoma respiratório infeccioso agudo.

Receita de Medicamento

As receitas de medicamentos de uso contínuo estão sendo feitas para 90 dias, para que o usuário não tenha que se expôr ao risco de ir à UBS todo mês para renovar a receita.

Os serviços de farmácia, dispensação de medicamentos se encontram preservados.

Vale ressaltar da importância do empenho de toda a equipe da saúde, em especial à da enfermagem, que não mede esforços para continuar atendendo a população e prestar o melhor serviço.

Desde o inicio das alterações realizadas na escala dos profissionais, os enfermeiros mantiveram suas cargas horárias e continuam exercendo com maestria o que fazem de melhor: Cuidar da saúde de todos.