Quarta, 14 Agosto 2019

Prefeitura através da Secretaria de Cultura em parceria com o Estado de Minas realizam ações inscritas na 7ª Jornada do Patrimônio Cultural Arte convite

...Ana Luiza Rabelo

Mais de 500 municípios mineiros de todas as regiões do estado participam da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com o tema: “Culinária e Patrimônio”. Entre 1º e 31 agosto serão realizadas diversas ações em todas as regiões do estado.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura em parceira com o Estado de Minas Gerais, realizou nos dias 09 e 10 de agosto o “III Festival Gastronômico Cultura a Gosto” e, no dia 23, de agosto, vai acontecer a Culminância do Projeto de Educação Patrimonial “Valorizando os Modos de Fazer Quitandas e Doces em Pains”, em parceria com e Secretaria Municipal de Educação. Eventos estes que envolvem a alimentação tradicional, a culinária e a gastronomia no Município.

As prefeituras municipais que tiverem suas adesões à Jornada homologada e que comprovarem a realização das ações conforme a Deliberação Normativa do CONEP terão pontuação no programa ICMS Patrimônio Cultural.

A Jornada, o que é?

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece desde 2009, e teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Criado na França em 1984, o evento se consolidou por marcar, de forma nacional e anualmente, um final de semana de mobilização popular em torno da valorização e preservação do patrimônio francês. O sucesso na França foi tanto que hoje a Jornada Francesa expandiu-se para todo o Velho Continente.

A 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – edição 2019 – pretende promover uma memória, afetiva, olfativa e gustativa com o tema: Culinária e Patrimônio, volta seu olhar para um campo da vida cotidiana que é carregado de sentidos, de memórias, de histórias e de referências do povo mineiro e sua cultura.

Confira a matéria no site do IEPHA de acordo com o link abaixo: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php/noticias-menu/444-jornada-do-patrimonio-cultural-de-minas-gerais-acontece-durante-o-mes-de-agosto "

Confira a Programação:

• 23 de Agosto Ação: Culminância do Projeto de Educação Patrimonial “Valorizando os Modos de Fazer Quitandas e Doces em Pains”

• Local: Praça Juca Maneca - 09 às 11 horas / 13 às 15 horas