Quarta, 07 Agosto 2019

Prefeitura implanta o cultivo de plantas medicinais como ferramenta terapêutica

O Prefeito Marco Aurélio visitou o local onde está sendo construído o horto                                                                               O Prefeito Marco Aurélio visitou o local onde está sendo construído o horto Fotos: Ana Luiza Rabelo

.....Ana Luiza Rabelo

Está em implantação o Projeto de Ampliação e Fortalecimento de Ações e Serviços em Saúde (PROESF), visando o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do Projeto visa construir um Horto para cultivo de plantas medicinais para fins terapêuticos no Município.

A empresa vencedora do processo licitatório que está desenvolvendo o projeto é a Madereira Pimentel e Santos. A empresa deu início nos últimos dias a construção do horto, na região do Posto Agropecuário. Para sua construção e para realização de seminários a Prefeitura Municipal vai investir 125 mil reais, sendo R$ 120 mil reais através do convênio assinado com o Ministério da Saúde e R$ 5 mil reais de contrapartida do Município.

Pains é um dos Municípios pioneiros no desenvolvimento deste Projeto. Esta é a primeira etapa e consiste na criação de uma equipe de funcionários públicos que irão ajudar no seu desenvolvimento, cultivação das plantas medicinais e realização de palestras educativas de conscientização da população sobre os valores da plantas medicinais. Logo após haverá a realização de Projetos para secagem e distribuição das plantas.

A utilização de chás e preparados caseiros de plantas medicinais é uma pratica comum entre a população brasileira na obtenção de remédios. O Projeto visa valorizar este conhecimento envolvendo principalmente pessoas do Município que detenham tais conhecimentos para auxiliar na criação do horto de plantas medicinais, fonte alternativa de tratamento e recuperação da saúde.