Quinta, 11 Julho 2019

Secretário de Saúde de Pains participa XXXV do Congresso Nacional de Secretários de Saúde em Brasília Foto: Arquivo Saúde

.....Ana Luiza Rabelo/Luís Augusto

O Secretário Municipal de Saúde de Pains, Luís Augusto, participou do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que iniciou no dia 02 e foi até o dia 05 de julho, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília.

Com quatro dias de programação, o Congresso direcionou  as atividades em duas grandes Mesas: Responsabilidades de cada Ente Federado no fortalecimento da Atenção Básica no SUS e Financiamento do SUS.  Uma grade de pautas foi distribuída em Seminários, Oficinas e reuniões para discussões dos principais temas que permeiam o Sistema Único de Saúde.

O Congresso

Com o tema "Diálogos no Cotidiano do SUS", o Congresso do Conasems promove o encontro de mais de 5 mil congressistas - dentre eles, gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e autoridades." O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS." Declarou Luís Augusto. Também segundo o Secretário Municipal de Saúde , o Congresso acolheu o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira, de iniciativa do Conasems e desenvolvimento em conjunto com entidades parceiras, que tem como objetivo a implementação de estratégias de prevenção das arboviroses e do manejo do mosquito Aedes aegypt e suas consequências, com foco na capacitação de gestores e técnicos da Saúde.

Para Luís Augusto o investimento anunciado pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta,  no valor  de R$ 228,7 milhões de Reais para a atenção básica em saúde, foi o maior ponto positivo do congresso.