Sexta, 12 Abril 2019

Aterro Sanitário do Município tem alto índice de qualidade segundo a Funasa

Aterro Sanitário do Município tem alto índice de qualidade segundo a Funasa Foto: Arquivo Meio Ambiente

Ana Luiza Rabelo

O Município recebeu no último dia 11, uma visita técnica da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que teve como objetivo levantar informações do funcionamento do Aterro Sanitário.

A visita teve inicio na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde foram colhidas informações gerais da gestão dos resíduos sólidos. Em seguida, foi visitado o aterro, objetivando levantar dados de sua operação. Acompanharam a visita o Secretário de Meio Ambiente Lourenço Magela Silva Oliveira, a Técnica de Edificações Marlice Cristina da Silva e o Chefe de Gabinete, Amir Otoni de Oliveira que participou da reunião de abertura.

Para avaliação do funcionamento do Aterro Sanitário foi preenchido um check list denominado Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos (IQR) que foi anexado ao relatório, onde foram avaliados os elementos necessários para operação conforme legislação vigente. Ao final da avaliação o funcionamento do aterro sanitário de Pains foi considerado com condições adequadas, com operação devidamente regularizada de acordo com as normas técnicas vigentes e apresentou um IQR de 7,3 em operação, índice este que vai de 0 a 10, sendo o aterro considerado, portanto com um alto índice de qualidade.

O Município coleta cerca de 5,8 toneladas de lixo por dia (aproximadamente 174 ton/mês), sendo que 21,22% é destinado à reciclagem (dados do ICMS Ecológico) e o restante para o aterro sanitário. Na reciclagem, Pains conta com a Associação de Catadores Amigos de Pains (Acap) com 9 catadores associados.