Segunda, 08 Abril 2019

Programa sala de espera leva informações sobre boa alimentação aos pacientes

Foto1 :Nutricionistas levando informações sobre alimentação aos pacientes / Foto2:  A Fisioterapeuta Edilaine Ferraz explicando sobre a hanseníase para os pacientes que aguardam consulta. Foto1 :Nutricionistas levando informações sobre alimentação aos pacientes / Foto2: A Fisioterapeuta Edilaine Ferraz explicando sobre a hanseníase para os pacientes que aguardam consulta. Foto: Arquivo Saúde

Ana Luiza Rabelo

Na última semana foram realizadas “salas de espera” nos postos de saúde da cidade. O Programa que visa levar informações a pacientes enquanto aguardam a consulta médica, teve como objetivo apresentar o Guia Alimentar, que é uma publicação do Ministério da Saúde e que indica como todos os brasileiros podem ter uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

O Programa foi realizado pela nutricionista Karine Noronha (NASF-AB) e pelo acadêmico de nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Antônio Neto, que faz parte do Programa Internato Rural no Município. A alimentação saudável e equilibrada é um dos pilares da prevenção de doenças.

O tema escolhido foi em virtude do dia 31 de março ser comemorado o dia da Saúde e da Nutrição. A data chamou atenção para a prática da boa alimentação e buscou incentivar uma reflexão sobre as escolhas dos alimentos para as refeições diárias.

Hanseníase

Também foi trabalhado no Programa Sala de Espera em todas as unidades de PSF o tema Hanseníase, levando informação e orientação sobre a doença aos usuários dos Postos de Saúde.