Quarta, 13 Março 2019

Prefeitura através da Secretaria de Saúde realiza mais de 71 mil atendimentos em 2018

Foto1: Cirurgias de cataratas realizados no Município / Foto2: Hospital Municipal Foto1: Cirurgias de cataratas realizados no Município / Foto2: Hospital Municipal Fotos: Arquivo Asscom

....Ana Luiza Rabelo

Mais de 71 mil atendimentos na área de saúde. Assim a Administração Municipal fechou o ano de 2018. Mesmo com a crise que assola os Municípios Mineiros, devido a falta de repasses do Governo Estadual a Administração tem investido na saúde dos painenses. A população pôde contar com grandes conquistas e ações no decorrer do último ano, proporcionando assim, um melhor atendimento na prestação de serviços relacionados à saúde do Município. O Prefeito Marco Aurélio e o Secretário de Saúde Luís Augusto da Silva acompanharam de perto cada obra e ação.

Confira:

*Programa Saúde na Escola ao longo de 2018, que trabalha a conscientização sobre diversas práticas saudáveis com alunos da rede pública;

*Reunião com a Comissão de Intergestores Regionais (CIR) na construção de debates e melhorias na Saúde dos municípios (abril);

*“Dia D” de vacinação em prevenção ao H1N1 (abril);

*Entrega de computadores para os médicos, enfermeiros e dentistas de todas as Unidades Básicas de Saúde para adequação do prontuário eletrônico.

*Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (agosto);

*Capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) da atenção básica.

*“Dia D” de vacinação contra raiva;

*Participação nas campanhas nacionais do Setembro Amarelo (no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio);

Outubro Rosa (prevenção e combate ao câncer de mama) com ações em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que prestam atendimentos a população da zona urbana e rural, envolvendo diversos profissionais de saúde; e o Novembro Azul, que alertou sobre os riscos e prevenção ao câncer de próstata.

*Reforma do Posto de Saúde “Saúde para Todos”

*Parceria com o caminhão da mamografia, realizou mais de 250 mamografias em mulheres acima dos 40 anos, com o objetivo da prevenção do câncer de mama, detectando precocemente alguma lesão mamária.

*Todos os PSF´s com médicos 40 horas semanais nas unidades.

A secretaria de Saúde do município de Pains trabalhou o máximo para que a grande demanda fosse sanada mesmo com diversas dificuldades que vem enfrentando em virtude da grave crise que assola o estado de Minas Gerais, mas mesmo com todos os problemas os serviços essenciais foram continuados em prol da população Painense.

* Ação em saúde na zona rural

* Várias ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

* Realização de cirurgias de cataratas

* Liberação de R$ 380 mil reais para construção do laboratório