Segunda, 21 Janeiro 2019

Prefeitura participa do Programa Internato Rural

Da esquerda para direita: o Secretário de Saúde Luís Augusto, os Alunos de Medicina Bruno Fonseca e Bruno Ferrão, o Prefeito Marco Aurélio e o Coordenador de Atenção Básica Fausto Simões Da esquerda para direita: o Secretário de Saúde Luís Augusto, os Alunos de Medicina Bruno Fonseca e Bruno Ferrão, o Prefeito Marco Aurélio e o Coordenador de Atenção Básica Fausto Simões Foto: Ana Luiza Rabelo

Programa Internato Rural dois médicos para reforçar o atendimento nos PSFs - do Município

......Ana Luiza Rabelo/Luís Augusto

O prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo Gomes, o Secretário Municipal de Saúde, Luis Augusto e o Fausto Simões, Coordenador da Atenção Básica do Município, se reuniram na última semana com os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bruno Ferrão e Bruno Fonseca que irão integrar as equipes da Saúde do Município através do Internato Rural.

O Programa está sendo implantado em Pains, com objetivo de proporcionar um atendimento mais amplo e auxilio as equipes já existentes no município. O internato rural nasceu em 1978, a partir do processo de mudança pelo qual passou a educação no País e, em especial, na Faculdade de Medicina da UFMG, como objetivo de formar um médico generalista, policlínico, capaz de prestar assistência primaria de saúde a exercer a medicina comunitária.

Visando melhorar o atendimento nos PSFs, a prefeitura de Pains, através do prefeito Marco Aurélio, integrou o programa na grade de atendimento do Município. Assim, a partir do ano de 2019, a cidade contará com dois médicos que darão suporte nas comunidades rurais e nos postos de atendimento da cidade.

O Município disponibilizará uma casa para a hospedagem dos médicos e também dará uma ajuda de custo para as despesas pessoais.