Terça, 21 Agosto 2018

Profissionais de saúde participam de treinamento de aprimoramento de técnicas empregadas pelo Samu

Foto1: Treinamento com funcionários da Saúde     Foto2: A Equipe do Núcleo de Educação Permanente esteve na Escola conscientizando os alunos sobre o perigo do trote Foto1: Treinamento com funcionários da Saúde Foto2: A Equipe do Núcleo de Educação Permanente esteve na Escola conscientizando os alunos sobre o perigo do trote Fotos: Cássia Gabrielle

...Ana Luiza Rabelo

Na última terça-feira (14), a equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CisUrg - Centro Oeste realizou um treinamento para os profissionais da saúde: motoristas de ambulâncias, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ressuscitação Cardiopulmonar, Atendimento da Parada Cardiorrespiratória e Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACI) foi o tema do curso que reuniu vários profissionais que puderam aprender e aprimorar as técnicas de resgate, remoção e primeiros socorros, empregadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a instrutora, Larissa Martins, enfermeira e coordenadora do NEP, o treinamento foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e visa a preparação dos profissionais para resgates e atendimentos mais eficientes.

“Eles recebem orientações de como agir em uma situação de emergência e o passo a passo dos cuidados com o paciente, até chegar à Unidade de Pronto Atendimento. Poderam ainda, realizar manobras práticas em nossos manequins, tanto adulto, pediátrico, quanto neonato, que é o menor de 28 dias. Demonstramos também como manusear os equipamentos de forma adequada e segura”, explicou a coordenadora.

A Equipe do NEP esteve também na Escola Professor João Batista Rodarte onde realizaram um projeto educativo. O projeto surgiu com o objetivo de orientar os estudantes, seus familiares e também todos os profissionais da escola sobre a importância do trabalho da equipe do SAMU.

O Projeto, que visa a conscientização sobre o NÃO ao TROTE, percorrerá todas as escolas do município de Macro Região, ensinando sobre a realização de técnicas de urgência emergência como: engasgo, desmaio, convulsão, contenção de sangramentos e outros.

Para o secretário de Saúde, Luís Augusto da Silva, o projeto promove conhecimento aos estudantes. “Este projeto foi uma iniciativa do SAMU, e que foi totalmente abraçado pela Secretarias de Saúde de da Macro Região, pelas Prefeituras Municipais. Sabemos que é muito importante o trabalho do SAMU, mas infelizmente ocorrem muitos trotes e por conta da falta de conhecimento sobre a importância deste serviço, estamos trazendo orientações, que estão sendo feitas de maneira fácil e objetiva para que os alunos possam entender”, afirmou.