Quinta, 21 Junho 2018

Moradores da zona rural de Pains receberão Ação de Saúde

Ana Luiza Rabelo

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo sábado dia, 23 uma “Ação em Saúde”, que irá contemplar os moradores da comunidade de Capoeirão e localidades vizinhas, na Zona Rural do Município. A ação será realizada na Academia ao Ar Livre, em frente ao Posto de Saúde, de 9 às 12 horas.

Essa ação é realizada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) composta por (Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, dentista, agentes de endemias, entre outros e vai contar com exames como: aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea (estabelece qual tipo sanguíneo e fator Rh o indivíduo possui). Na ocasião, também haverá orientação à população quanto a prevenção de doenças e dicas para uma vida saudável.

Para a Enfermeira da ESF (Estratégia Saúde da família) Rural, Renata de Oliveira Nativo, a iniciativa é uma maneira de integrar a comunidade e, sobretudo, garantir o acesso a alguns serviços. “Através dessa ação, intensificamos o trabalho que já está sendo realizado nas comunidades rurais, chamando a atenção dos moradores para importância em promover a sua saúde, bem como é uma maneira de estreitar a parceria com a comunidade” .

A ação de saúde terá início na comunidade do Capoeirão e será realizada com uma freqüência mensal, passando pela comunidade da Vila Costina, Mina, Corumbá tendo como principal objetivo ofertar saúde de qualidade para toda a população, de maneira que todos possam ter acesso.

"Estamos realizando toda esta mobilização para que realmente as famílias que moram no campo possam cuidar melhor da saúde”, salienta a Enfermeira.