logo png      

Quarta, 11 Setembro 2019

Desfile cívico encanta pela beleza

Foto1: Da esquerda p Direita: O Vice-Prefeito Lalado, o Prefeito Marco Aurélio e o Vereador Paulo Sérgio durante hasteamento das bandeiras / Foto2: A comandante geral abrindo o desfile / Foto3: A fanfarra com 65 componentes levou emoção ao desfile  / Foto4: As porta-bandeiras conduzindo as bandeiras oficiais Foto1: Da esquerda p Direita: O Vice-Prefeito Lalado, o Prefeito Marco Aurélio e o Vereador Paulo Sérgio durante hasteamento das bandeiras / Foto2: A comandante geral abrindo o desfile / Foto3: A fanfarra com 65 componentes levou emoção ao desfile / Foto4: As porta-bandeiras conduzindo as bandeiras oficiais Fotos: Arquivo Asscom

...Ana Luiza Rabelo

     Quem compareceu à Praça Tonico Rabelo, no sábado, pela manhã, se encantou com o desfile cívico. Um verdadeiro espetáculo e um presente para o público. Às 8 horas, o público acompanhou a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura municipal com o prefeito Marco Aurélio Rabelo Gomes, o vice-prefeito Geraldo de Oliveira Couto (Lalado) e o vereador Paulo Sérgio de Morais, representando a Câmara Municipal. O hino nacional brasileiro foi executado pela Banda de Música Santa Cecília, de Pains.

Em seguida, uma sucessão de cores, figurinos belíssimos e muita dedicação deram ao momento de celebração da independência, uma apresentação que ficará na memória.

As porta-bandeiras abriram o desfile e esbanjaram beleza. Os pequenos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI Sinhá Natico) vieram logo atrás, trazendo as belezas naturais de Pains, com maravilhosas orquídeas, e um carro respeitoso ao meio ambiente retratando a Mãe Terra, representada por uma mãe negra e grávida, que muito diz sobre respeito e acolhimento às etnias, raça, cor e vida. Os cuidados com a natureza, reciclar, repensar e o destino sustentável do lixo, além da agricultura e da pecuária também foram lembrados pelo Cemei.   Dando continuidade ao desfile a Escola Municipal José Maria da Fonseca, retratou os temas esporte, lazer e saúde. Ex- alunas e funcionárias abriram o desfile, e deixaram o público admirado pela simpatia e graciosidade. Pelotões de atletas de volei, futebol, atletas mirins, pequenos capoeiristas, karatê, ciclistas e profissionais da saúde, além da ambulância e do carro do Samu fizeram parte do desfile da Escola. Com os olhares encantados do público, o desfile deu continuidade, com a Escola Municipal Professor João Batista Rodarte; que trouxe as festas, a riqueza e beleza natural. O desfile foi aberto pelas porta-bandeiras e comandante. A Escola também trouxe uma grande variedade de orquídeas, que deixam o todos admirados. Em seguida desfilou o pelotão representando a cultura. As festa juninas e temas que se transformaram em empolgantes e graciosos números artísticos, além de pratos típicos das festas também foram lembrados. Teve também pelotão com o tema religiosidade e pra fechar o desfile a Escola trouxe a valorização e resgate de uma das bases da economia de Pains , "o milho" trazendo o carro de boi, encerrando o desfile.

Com 65 integrantes, a fanfarra levou ainda mais emoção ao desfile. Com suas vestes pretas, brancas e douradas, e batidas firmes, o grupo deixou marcado o som que ecoou pela cidade e arrancou muitos aplausos.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pains, trouxe a culinária e teve o desfile aberto pela bandeira da Associação e em seguida com o estandarte. Os usuários da Apae deram um show, trazendo alegria e criatividade. A Escola Estadual, Maria Luíza das Dores trouxe como tema "nosso município" e abrilhantaram ainda mais o momento cívico. A Escola Estadual Padre José Venâncio mostrou a todos um pouco mais sobre a história de Pains, suas riquezas econômicas, paisagísticas e culturais. A abertura do desfile contou com porta-bandeira e estandartes, a Escola também prestou uma homenagem a Banda de Música Santa Cecília, patrimônio protegido e registrado por lei. Finalizando o desfile houve a apresentação do caminhão Chevrolet, representação do processo de emancipação política administrativa. O caminhão de 1950 foi adquirido pelo então prefeito Arlindo de Melo. Hoje devido sua importância histórico e cultural, foi escolhido como bem a ser reconhecido como Patrimônio de Pains, sendo restaurado e protegido por Lei de Tombamento, Decreto Municipal 042/2019.

Com a união de todos: comunidade escolar, pais, alunos, prefeitura municipal através das secretarias de educação e de cultura, e apoio das demais secretarias, além das empresas parceiras, Pains deu show e, mesmo em meio à dificuldade financeira enfrentada pelos Municípios, apresentou um desfile belíssimo e encantador, de encher os olhos, arrancar aplausos e de orgulhar painenses e patriotas.

logo png   Brasão de acordo com a Lei Corel png

Prefeitura de Pains

Praça Tonico Rabelo, 164 – Centro

Pains/MG

Fone: (37)3323-1285

CNPJ: 20.920.575/0001-30

Insc. Est. isenta

 

Redes Sociais